A construção da diferença de gênero nas escolas – Aspectos históricos (São Paulo, séculos XIX-XX)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991039Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991039
Os discursos e a prática da coeducação dos sexos originaram debates educacionais em São Paulo, Brasil nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX. Os princípios coeducativos foram defendidos de um lado pelos liberais republicanos e representantes do protestantismo; e por outro lado houve oposição da Igreja Católica e dos setores conservadores da sociedade. Esse aspecto da escolarização de crianças teve seu ponto de partida nos Estados Unidos e Europa. Ao chegar ao Brasil, introduzida pelos missionários norte-americanos, a coeducação provocou algumas discussões, mas, aparentemente, não teve a mesma repercussão que nos demais países. As escolas mistas tornaram-se comuns, embora, na sua essência, não garantam igualdade entre os sexos.
Palavras-chave: Coeducação, Educação feminina, Educação masculina, Igualdade.
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