A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/1996: uma síntese

Autores

  • Karine Nunes de Moraes UFG
  • Mário Luiz Neves de Azevedo UEM
  • Afrânio Mendes Catani USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991017

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991017

Este artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil no período compreendido entre a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, e o suposto início da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), fixado para 2011. O processo de investigação implicou em uma série de reuniões de trabalho, em que a equipe se estruturou a partir do objetivo geral e dos objetivos específicos do projeto de pesquisa. Para isso, conforme previsto nos procedimentos metodológicos, inicialmente realizou-se um trabalho de revisão da literatura. Em seguida, a partir da definição de categorias de investigação e análise, ocorreu o processo de coleta de documentos e da legislação pertinente. Os resultados da pesquisa encontram-se organizados nesse artigo em três partes, mais as considerações finais, a saber: 1) A produção do conhecimento acadêmico-científico: expansão, privatização da graduação e pragmatismo da pós-graduação; 2) A pós-graduação, a pesquisa e a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil; 3) Principais achados da pesquisa. Trata-se de investigação sobre o campo da educação superior em interseção com o campo científico, inclusive sobre a pós-graduação e a pesquisa no Brasil.

Palavras-chave: Educação Superior, Conhecimento, Pesquisa

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karine Nunes de Moraes, UFG

Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em cursos de graduação na área de Educação e formação de professores. E-mail: karine.ufg@gmail.com

Mário Luiz Neves de Azevedo, UEM

Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em cursos de graduação e pós-graduação na área de Educação (mestrado e doutorado). Pesquisador do CNPq. E-mail: mlnazevedo@uem.br

Afrânio Mendes Catani, USP

Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em cursos de graduação e de pós-graduação; professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM)-USP. Pesquisador do CNPq. E-mail: amcatani@usp.br

Downloads

Publicado

01-05-2014

Como Citar

MORAES, K. N. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A. M. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/1996: uma síntese. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 119–132, 2014. DOI: 10.14244/198271991017. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1017. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-04-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-05-01
##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01