Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Preenchimento completo de cadastro do(s) autor(es), na página inicial REVEDUC, com dados pessoais, filiação institucional, número ORCID e minicurrículo, acompanhado da indicação de áreas de interesse. Lembrar de assinalar as opções Leitor e Autor. Caso o autor já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de cinco passos de submissão.
  • Anexação do artigo em Microsoft Word, OpenOffice ou RTF: não identificada de acordo com as orientações do template disponibilizado na revista, seguindo as orientações aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos e segue rigorosamente o Template (modelo) no link: https://docs.google.com/document/d/16hjf2cBX4QqsKQWZU-gqIVdYrIJ-WK_5/edit
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da ABNT descritos em Diretrizes para Autores, que se encontra logo abaixo deste quadro.
  • Anexação de cópia do relatório do Copyspider. Só serão aceitos artigos com índice não superior a 3% de coincidência, exceto nos casos de dissertações de mestrado e tese de doutorado.
    Link: https://copyspider.com.br/main/pt-br/download

  • Cópia do Parecer de que a pesquisa que deu base para o artigo foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e que os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com indicação do no processo (quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos).
  • Declaração de Anuência e Originalidade para a Submissão, indicando que o artigo é original e não foi submetido para avaliação em outro periódico, e concordando com as normas de submissão, formato, avaliação, aprovação e publicação adotados pela revista, assim como.
    Link da Declaração: https://docs.google.com/document/d/1CymiU-UQCncGjLscObuBlDcY6dSXM7Co/edit?usp=sharing&ouid=114019223995689291092&rtpof=true&sd=true
  • Declaração da contribuição do(s) autor(es) na pesquisa e no manuscrito quando houver mais de um autor.
    Link da Declaração:https://docs.google.com/document/d/1aF3uqOXRp4n8xEZ_HYyBwYcTLtJ_LyoN/edit?usp=sharing&ouid=114019223995689291092&rtpof=true&sd=true
  • Obs.: A submissão é realizada em cinco passos. Siga as instruções de cada etapa e, na quarta, confirme a submissão. Os documentos suplementares são inseridos no último passo, para isso, clique em Revisar esta submissão e insira os documentos solicitados.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação: Revista Eletrônica de Educação

Veja também o documento Políticas de Ética e Isenção de Responsabilidade adotadas pela REVEDUC  

OBS.: Para apresentar o seu trabalho, favor seguir rigorosamente o Template (modelo).

A revista é multilíngue e os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição. Nestes casos, o nome e o e-mail para contato do revisor e/ou tradutor deverão constar em nota ao final do manuscrito. Destaca-se que no caso de traduções o custo da versão em português é responsabilidade do(s) autor(es). 

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso. Para saber mais, consulte “Processo de Avaliação pelos Pares”. 

Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores com titulação mínima de Mestre. Trabalhos de autores Mestrandos somente em coautoria com pelo menos um Doutor.

A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

A submissão e a publicação de artigos são gratuitas.

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos (Demanda Contínua): relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;

Dossiês temáticos: conjunto de artigos em torno de um tema que expressa uma contribuição considerada relevante para a área;

Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;

Entrevistas: com pesquisadores, autores teóricos e personalidades que possam contribuir nas discussões sobre temas educacionais relevantes (somente em Dossiês temáticos).

As seguintes seções foram desativadas em 2020: Análise de Imagens; Análise de Material didático; Debates; Documentos; Entrevistas (em demanda contínua); Estudos de Caso; Grandes Autores da Educação; Nominatas; Resenhas e Relatos de experiência.

Outras seções poderão ser criadas pelos Editores da Revista.

1. DO TEXTO

ATENÇÃO: Para submissões, a partir de 26/06/2019, é obrigatório apresentar o texto a ser avaliado seguindo o Template (modelo).

A extensão do texto deve ser de 10-20 páginas (sem contar as referências), fonte Arial, corpo 12, espaço simples. O recuo para o início de cada parágrafo deverá ser de 1,5 cm da margem. Margens: superior e inferior 2,5 cm e esquerda e direita 3 cm. A submissão deverá conter: título em português, título em inglês, título em espanhol e no idioma original do texto (caso o manuscrito original não seja em Português); resumo, palavras-chave; abstract, keywords; resumen, palabras clave; resumo e palavras-chave no idioma original do texto (caso o manuscrito original não seja em Português); o corpo do texto contendo introdução, itens de desenvolvimento,  considerações finais e listagem das referências por ordem alfabética de sobrenome dos autores.

As tabelas precisam ser sempre editáveis.

As figuras deverão ser inseridas no texto e também enviadas de acordo com as seguintes diretrizes:

Especificações para imagens da Reveduc:

  1. Fonte legível, de preferência sans serif, tamanho no mínimo 9pt.
  2. Formato JPG, resolução no mínimo 300 dpi
  3. Evitar CAIXA ALTA, fonte com sombra, fonte muito condensada

Obs.: Para as palavras-chave em Português, pesquisar no Thesauro em educação disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

Para maiores detalhes ver o Tutorial sobre o Thesauro disponibilizado pelo Portal de Periódicos da UFSCar em: http://www.periodicos.ufscar.br/noticias/como-e-por-que-utilizar-o-tesauro-em-educacao-da-inep

Para as keywords (descritores em Inglês), pesquisar no Thesauro internacional em educação disponível em: http://eric.ed.gov/?ti=all

2 - DO CADASTRO DA SUBMISSÃO

2.1 - Os dados de todos os autores e autoras (na ordem que serão publicados) deverão ser informados via página própria do ambiente da REVEDUC-UFSCar por ocasião da submissão: nome, sobrenome, e-mail, ORCID id, instituição de vínculo, minicurrículo com breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras);

2.2 - Títulos, resumos e palavras-chave devem ser preenchidos em Português, Inglês e Espanhol nos campos indicados no ato da submissão, os autores devem indicar também os assuntos e área do conhecimento do manuscrito submetido;   

2.3 - Resumo (de 200 a 250 palavras) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho. O texto do resumo, escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa, deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias;

2.4 - Palavras-chave (até quatro palavras), que representam o conteúdo do artigo (nas três línguas já indicadas);

2.5 - Indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso;

2.6 - Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos, virem claramente indicados (nas três línguas já indicadas). 

À Revista Eletrônica de Educação reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação, também poderá fazer reformulação da linguagem, quando necessário.

3. CITAÇÕES 

Para as citações seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 10520) atualizada em 2023.

Obs.: Após a atualização, algumas normas não são mais obrigatórias de serem seguidas. Contudo, a REVEDUC decidiu continuar com a obrigatoriedade para fins de padronização dos manucritos publicados. Como por exemplo: recuo de 4 cm para citações longas com fonte tamanho 11 (ver template).

As citações literais curtas devem ser integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor, ano e página da publicação. As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor do que o texto (Arial, corpo 11, espaço simples entre as linhas) e sem aspas. Dentro dos parênteses também devem ser indicados o sobrenome do autor, ano  e página da publicação de onde foram retiradas.

Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas, que devem ser em ordem alfabética, logo após a data e sem espaçamento, por exemplo: (Oliveira, 1999a; Oliveira, 1999b).

4. REMISSÕES BIBLIOGRÁFICAS 

As remissões bibliográficas sem citação literal também devem ser incorporadas ao texto entre parênteses. Ex.: Segundo Silva (2003, p. 45).

Obs.: a inclusão da página nesses casos não é obrigatória. 

5. NOTAS

As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

6. SIGLAS

As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências bibliográficas devem se ater às obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2018 da ABNT, ao final do trabalho.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do manuscrito.

CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO

Para que os artigos e ensaios aceitos venham  a ser publicados na  REVEDUC os autores deverão providenciar revisão gramatical do texto e resumo (incluindo-os em língua estrangeira), por profissional com experiência na área, cujo nome completo e contato deverão constar em nota ao final do texto, como já mencionado. Também solicitamos o envio de uma declaração com um minicurrículo do revisor ou tradutor. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

 

Ensaios

Revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica.

Entrevistas

Realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Análise de Imagens

Exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Análise de Material Didático

Exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Artigos

Relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original.

Artigos tradução

Tradução de artigos publicados em idiomas estrangeiros por esta Revista ou por outras revistas, mediante autorização dos autores.

Debates

Matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Documentos

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Dossiê

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Estudo de Caso

Análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Grandes Autores e a Educação

Refere-se a textos de pesquisadores consagrados que versem sobre questões vinculadas à temática da educação.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Relatos de Experiência

OBS.: Seção desativada a partir de 02/03/2020.

Descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas:
1. A Escola e a Sala de Aula
2. A voz dos professores
3. A voz dos alunos.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Resenhas

De obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira.

(Seção desativada a partir de 03/2020)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.