Avaliação do PNAES sobre a permanência de estudantes beneficiados em um campus universitário público federal
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6043Parole chiave:
cAbstract
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) destina-se a ampliar as condições de permanência dos jovens, identificados como socioeconomicamente vulneráveis, nas universidades públicas federais. Frente a necessidade de avaliação se essa política pública tem atingido a finalidade que se propõe, o presente estudo buscou examinar, em um recorte temporal de 5 anos, sua possível contribuição sobre a evasão escolar e o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba que foram beneficiados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória, caracterizada como de abordagem quantitativa. Os resultados mostram que o programa tem sido relevante na permanência dos estudantes assistidos, influenciando e diminuindo as desistências, bem como no propósito de fornecer recursos capazes de superar os entraves relacionados ao bom desempenho acadêmico, o que coaduna em contribuições bem-sucedidas aos discentes, a instituição e consequentemente ao Governo Federal.
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Copyright (c) 2024 Marco Antonio Moreira de Oliveira, Lidiane Alves de Deus, Marilene de Souza Campos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14