Avaliação do PNAES sobre a permanência de estudantes beneficiados em um campus universitário público federal
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6043Keywords:
cAbstract
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) destina-se a ampliar as condições de permanência dos jovens, identificados como socioeconomicamente vulneráveis, nas universidades públicas federais. Frente a necessidade de avaliação se essa política pública tem atingido a finalidade que se propõe, o presente estudo buscou examinar, em um recorte temporal de 5 anos, sua possível contribuição sobre a evasão escolar e o desempenho acadêmico dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba que foram beneficiados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva-exploratória, caracterizada como de abordagem quantitativa. Os resultados mostram que o programa tem sido relevante na permanência dos estudantes assistidos, influenciando e diminuindo as desistências, bem como no propósito de fornecer recursos capazes de superar os entraves relacionados ao bom desempenho acadêmico, o que coaduna em contribuições bem-sucedidas aos discentes, a instituição e consequentemente ao Governo Federal.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marco Antonio Moreira de Oliveira, Lidiane Alves de Deus, Marilene de Souza Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14