Pesquisas qualitativas sobre masculinidades e educação: revisão de estudos em duas bases de dados
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5692Parole chiave:
cAbstract
Nas últimas décadas, no Brasil, observou-se um aumento das pesquisas sobre homens e masculinidades no campo de estudos sobre gênero. Compreendendo a escola como espaço de produção de práticas sociais que configuram relações de gênero, masculinidades e feminilidades diversas, este estudo tem como objetivo investigar como as metodologias qualitativas vêm sendo utilizadas nas pesquisas sobre masculinidades e educação. Para alcançar este objetivo, foi realizada revisão de literatura em duas bases de dados. Foram selecionados 67 estudos entre teses, dissertações e artigos, independentes da área de conhecimento. Privilegiou-se a produção científica nacional, como forma de compreender o contexto da educação brasileira no que se refere ao objeto de interesse da pesquisa. Foram analisados objetos de investigação, delineamentos de pesquisa, métodos de coleta de dados e de análise utilizados. Verificou-se que o objeto pesquisado tem sido abordado de forma predominantemente qualitativa, com número expressivo de pesquisas de inspiração etnográfica e de pesquisas documentais. A análise dos estudos indicou que a temática vem sendo discutida considerando múltiplos aspectos das relações de gênero no contemporâneo, bem como das diversas masculinidades entre si. Essa diversidade de pesquisas pode contribuir para ampliar o entendimento sobre a temática e auxiliar os profissionais de educação a lidarem com os desafios do cotidiano escolar frente a essas questões.
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