Pesquisas qualitativas sobre masculinidades e educação: revisão de estudos em duas bases de dados
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5692Keywords:
cAbstract
Nas últimas décadas, no Brasil, observou-se um aumento das pesquisas sobre homens e masculinidades no campo de estudos sobre gênero. Compreendendo a escola como espaço de produção de práticas sociais que configuram relações de gênero, masculinidades e feminilidades diversas, este estudo tem como objetivo investigar como as metodologias qualitativas vêm sendo utilizadas nas pesquisas sobre masculinidades e educação. Para alcançar este objetivo, foi realizada revisão de literatura em duas bases de dados. Foram selecionados 67 estudos entre teses, dissertações e artigos, independentes da área de conhecimento. Privilegiou-se a produção científica nacional, como forma de compreender o contexto da educação brasileira no que se refere ao objeto de interesse da pesquisa. Foram analisados objetos de investigação, delineamentos de pesquisa, métodos de coleta de dados e de análise utilizados. Verificou-se que o objeto pesquisado tem sido abordado de forma predominantemente qualitativa, com número expressivo de pesquisas de inspiração etnográfica e de pesquisas documentais. A análise dos estudos indicou que a temática vem sendo discutida considerando múltiplos aspectos das relações de gênero no contemporâneo, bem como das diversas masculinidades entre si. Essa diversidade de pesquisas pode contribuir para ampliar o entendimento sobre a temática e auxiliar os profissionais de educação a lidarem com os desafios do cotidiano escolar frente a essas questões.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jocilene Marquesini Mongim, Maria Cristina Smith Menandro , Hugo Cristo Sant’Anna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25