Metodologias ativas na educação profissional: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5376Parole chiave:
cAbstract
Existe o discurso de que é necessário adaptar as concepções e as técnicas de ensino às especificidades do estudante do século XXI. De fato, as metodologias tradicionais vêm sendo atacadas, desde muito tempo, por movimentos que articulam novas compreensões e propostas de ensino-aprendizagem. Nesse embate, as metodologias ativas ganham espaço nos ambientes escolares. São aclamadas por romperem com o modelo tradicional, uma vez que têm como base uma pedagogia prática e problematizadora. Estimular o educando a assumir uma postura ativa, que corrobora com a autonomia e com a aprendizagem significativa são os seus maiores triunfos. Entretanto, no contexto da educação profissional, faz-se necessário observar os propósitos que norteiam tal opção metodológica e os seus desdobramentos. Nesse sentido, este trabalho tem o propósito de analisar o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação profissional a partir de uma revisão integrativa de literatura. Constatou-se que há uma variedade interessante de estratégias de operacionalização das metodologias ativas nesse contexto, grande parte ocupada com a problematização dos saberes, que soluções ético-políticas são necessárias para a capacitação docente, que é fundamental clareza epistemológica para a organização do trabalho pedagógico, de modo a possibilitar um alinhamento com o modelo de sociedade e de cidadão que se almeja estabelecer e que há, nas produções observadas, o gérmen de uma pedagogia transformadora.
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