Metodologias ativas na educação profissional: uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5376

Palabras clave:

c

Resumen

 

Existe o discurso de que é necessário adaptar as concepções e as técnicas de ensino às especificidades do estudante do século XXI. De fato, as metodologias tradicionais vêm sendo atacadas, desde muito tempo, por movimentos que articulam novas compreensões e propostas de ensino-aprendizagem. Nesse embate, as metodologias ativas ganham espaço nos ambientes escolares. São aclamadas por romperem com o modelo tradicional, uma vez que têm como base uma pedagogia prática e problematizadora. Estimular o educando a assumir uma postura ativa, que corrobora com a autonomia e com a aprendizagem significativa são os seus maiores triunfos. Entretanto, no contexto da educação profissional, faz-se necessário observar os propósitos que norteiam tal opção metodológica e os seus desdobramentos. Nesse sentido, este trabalho tem o propósito de analisar o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação profissional a partir de uma revisão integrativa de literatura. Constatou-se que há uma variedade interessante de estratégias de operacionalização das metodologias ativas nesse contexto, grande parte ocupada com a problematização dos saberes, que soluções ético-políticas são necessárias para a capacitação docente, que é fundamental clareza epistemológica para a organização do trabalho pedagógico, de modo a possibilitar um alinhamento com o modelo de sociedade e de cidadão que se almeja estabelecer e que há, nas produções observadas, o gérmen de uma pedagogia transformadora.

 

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduani de Cássia Souza Teodoro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Ifsuldeminas campus Poços de Caldas/MG (2018). Discente do Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica no Ifsuldeminas campus Muzambinho (2018). Especialista em Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2018). Especialista em Liderança e Coaching para a Gestão de Pessoas (2016). Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014).

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

DE CÁSSIA SOUZA TEODORO, Eduani; FERNANDES MARCUSSO, Marcus. Metodologias ativas na educação profissional: uma revisão integrativa de literatura. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5376148, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5376. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5376. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-09-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25