Novos modos de regulação e batalhas na produção do conhecimento – um estudo de caso (New modes of regulation and battling in the production of knowledge – a case study)

Autori

  • Afrânio Mendes Catani USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993458

Abstract

This article presents a specific case study: the proposal to create a new Graduate Program at the School of Education of the University of São Paulo (FEUSP). Everything was precipitated after the results of CAPES´four-year evaluation (2013-16) were published in the last quarter of 2017, since the program´s score was reduced from 6 to 5, that is, it was from now on regulated by the PROAP instead PROEX, because the “excellence” is exclusive from those classified with concepts 6 and 7. This implied a reduction of funds and academic prestige. The consequent divisions and internal cleavages led to a group of teachers taking the initiative to structure a new Program at FEUSP, which, after completing internal procedures to the course (which were not exempt from considerable tensions) and the Rectory of USP, was sent to CAPES for necessary assessment procedures. In December 2019, the outcome, the  agency did not to appeal the decision. At the beginning of March 2019, the outcome of the reconsideration request is still pending. The empirical material that grounds the analysis consists of minutes of meetings of the congregation, the departments, the post-graduation committee, as well as written records of the meetings held by professors who intend to integrate the new Program, as also exchanges of electronic messages between the various agents involved in the process.

Resumo
O artigo faz um estudo de caso específico: o da proposta de criação de um novo Programa de Pós-Graduação junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tudo se precipitou após a divulgação dos resultados da avaliação quadrienal (2013-16) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em fins de 2017, sendo a nota do Programa reduzida de 6 para 5, passando o mesmo a ser regulado pelas normas do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) ao invés do PROEX (Programa de Excelência Acadêmica), pois a “excelência” é restrita aos classificados com conceitos 6 e 7. Isso implicou em redução de verbas e prestígio acadêmico. As consequentes cisões e clivagens internas levou um grupo de professores a estruturar um novo Programa na FEUSP que, após cumprir os trâmites internos à Faculdade (não isentos de consideráveis tensões) e à Reitoria da USP, foi remetido à CAPES para os procedimentos de avaliação de praxe. Em dezembro de 2018 a agência não aprovou a proposta e, dias depois, o grupo de acadêmicos reunidos decidiu recorrer da decisão. No início de março de 2019 ainda se aguardava o resultado do pedido de reconsideração. O material empírico que arrima a análise é constituído por atas de reuniões da congregação, dos departamentos, da comissão de pós-graduação, de registros escritos dos encontros realizados pelos docentes que pretendem integrar o novo Programa, além de trocas de mensagens eletrônicas entre os diversos agentes envolvidos no processo.

Keywords: Knowledge production, University graduate in education, Brazilian university Campus, Academic fights.
Palavras-chave: Produção do conhecimento, Pós-graduação em educação, Campo universitário brasileiro, Lutas acadêmicas.

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Metriche

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Pubblicato

2019-09-02

Come citare

CATANI, Afrânio Mendes. Novos modos de regulação e batalhas na produção do conhecimento – um estudo de caso (New modes of regulation and battling in the production of knowledge – a case study). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 996–1012, 2019. DOI: 10.14244/198271993458. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3458. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências
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