A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/1996: uma síntese

Autores

  • Karine Nunes de Moraes UFG
  • Mário Luiz Neves de Azevedo UEM
  • Afrânio Mendes Catani USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991017

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991017

Este artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil no período compreendido entre a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, e o suposto início da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), fixado para 2011. O processo de investigação implicou em uma série de reuniões de trabalho, em que a equipe se estruturou a partir do objetivo geral e dos objetivos específicos do projeto de pesquisa. Para isso, conforme previsto nos procedimentos metodológicos, inicialmente realizou-se um trabalho de revisão da literatura. Em seguida, a partir da definição de categorias de investigação e análise, ocorreu o processo de coleta de documentos e da legislação pertinente. Os resultados da pesquisa encontram-se organizados nesse artigo em três partes, mais as considerações finais, a saber: 1) A produção do conhecimento acadêmico-científico: expansão, privatização da graduação e pragmatismo da pós-graduação; 2) A pós-graduação, a pesquisa e a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil; 3) Principais achados da pesquisa. Trata-se de investigação sobre o campo da educação superior em interseção com o campo científico, inclusive sobre a pós-graduação e a pesquisa no Brasil.

Palavras-chave: Educação Superior, Conhecimento, Pesquisa

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Biografia do Autor

Karine Nunes de Moraes, UFG

Professora na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), em cursos de graduação na área de Educação e formação de professores. E-mail: karine.ufg@gmail.com

Mário Luiz Neves de Azevedo, UEM

Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em cursos de graduação e pós-graduação na área de Educação (mestrado e doutorado). Pesquisador do CNPq. E-mail: mlnazevedo@uem.br

Afrânio Mendes Catani, USP

Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em cursos de graduação e de pós-graduação; professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM)-USP. Pesquisador do CNPq. E-mail: amcatani@usp.br

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Publicado

01-05-2014

Como Citar

MORAES, K. N. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A. M. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/1996: uma síntese. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 119–132, 2014. DOI: 10.14244/198271991017. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1017. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01