Considerações para uma educação que promova a igualdade étnico-racial das crianças nas creches e pré-escolas
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991139Abstract
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991139
O presente texto apresenta indicações sobre a importância de se inserir a perspectiva da promoção da igualdade étnico-racial nas práticas curriculares da educação infantil, para isso toma como referência experiências de formação de professores desenvolvidas no âmbito do GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (UFMS), no período de 2009 a 2013. Para subsidiar a discussão, localiza-se o momento histórico em que no Brasil as diferenças deixaram de ser compreendidas apenas como reflexos das desigualdades sociais e passam a ser interpretadas também sob a ótica da multiculturalidade, estabelecendo novas demandas para a educação infantil e instiga professores(as) e gestores(as) a revisarem a organização pedagógica dessa etapa questionando a branquitude normativa. Foram importantes para a construção das considerações aqui apresentadas os estudos realizados por Bento (2002) e Giroux (1999), Dias (1997, 2007), Cavalleiro (2006) e Silva (2002).
Palavras-chave: Igualdade racial, Educação infantil, Formação de professores(as), Práticas curriculares.
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