Mia Couto e a educação de crianças pequenas: Alteridade, arte e infância

Autori

  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991120

Abstract

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991120

Este ensaio apresenta uma proposta de interlocução entre o percurso de nossos estudos no campo da educação da infância e a obra de Mia Couto. Para tanto, detemo-nos na questão da alteridade a partir dos temas espaço, tempo, infâncias, arte e ciência. A alteridade é, para Mia Couto, a magia de sermos nós, sendo outros, concepção que reafirma o pensamento africano na qual cada um é porque é todos os outros. Esses “outros” não se referem apenas a pessoas, mas também aos lugares que habitam, à escuta de seus processos sociais, suas tradições, enfim as vidas que neles são vividas. As reflexões de Mia Couto permitem romper com hábitos instituídos de pensar a educação das infâncias ao favorecerem a resistência ao modo hegemônico de conceber e realizar a educação de crianças pequenas a partir de uma única forma escolar de promover experiências de infância na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Educação infantil, Narrativa, Infância, Arte e ciência.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS

Sandra Regina Simonis Richter, UNISC

Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, líder do grupo de pesquisa LinCE-UNISC e participante do grupo Estudos Poéticos da UNISC.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-08-25

Come citare

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Mia Couto e a educação de crianças pequenas: Alteridade, arte e infância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 519–536, 2015. DOI: 10.14244/198271991120. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1120. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-25