COMPREENSÕES SOBRE AMOSTRA AO MANIPULAR DADOS NO SOFTWARE TINKERPLOTS: UM CASO DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE
DOI :
https://doi.org/10.14244/19827199763Résumé
Este artigo discute os resultados de um estudo de caso que investigou a compreensão sobre amostra por uma professora polivalente ao utilizar o software TinkerPlots. Buscou-se identificar a compreensão da professora a respeito de três aspectos básicos do conceito de amostra: tamanho, tipo e representatividade. O estudo também analisou as influências das ferramentas do TinkerPlots na compreensão desses três aspectos. A professora passou por uma entrevista inicial sobre o conceito de amostra; uma sessão de apresentação do software; realizou duas atividades de amostragem no TinkerPlots; e ao final respondeu a uma entrevista que teve o objetivo de identificar possíveis mudanças na compreensão sobre o conceito de amostra. As etapas da pesquisa foram registradas em áudio e vídeo e as transcrições geraram protocolos. Observou-se que a professora apresentou mudanças na compreensão sobre o tamanho e a representatividade em algumas amostras. Ela pode identificar tamanhos e preocupar-se com vieses em amostras pequenas, a partir de simulações usando a ferramenta Sampler, e da manipulação de dados usando a ferramenta Plot. As análises sugeriram que as atividades de amostragem desenvolvidas com esse software facilitaram compreensões sobre amostra.
Palavras-chave: Educação Estatística; Amostra; Software TinkerPlots.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199763
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##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29