Desafios e possibilidades para a Inclusão Digital da Terceira Idade
DOI :
https://doi.org/10.14244/19827199736Résumé
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199736
Este artigo discute desafios e oportunidades da Inclusão Digital da Terceira Idade com base em uma pesquisa empírica, que teve como objetivo analisar a formação para a Inclusão Digital oferecida em um Curso de Informática de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com 26 participantes (23 alunos, dois professores e um coordenador de curso) e utilizou uma combinação de métodos de coleta de dados (observação participante, questionários, entrevistas, grupos focais e fontes documentais) e a análise de conteúdo. O texto sugere que, apesar de possuir diversas limitações estruturais e organizacionais, o curso promove uma forma básica de inclusão digital, a qual, embora limitada em relação às possibilidades do ciberespaço e da cibercultura, tem enorme valor para seu público.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Terceira Idade, Universidade da Terceira Idade.
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