Desafios e possibilidades para a Inclusão Digital da Terceira Idade
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199736Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199736
Este artigo discute desafios e oportunidades da Inclusão Digital da Terceira Idade com base em uma pesquisa empírica, que teve como objetivo analisar a formação para a Inclusão Digital oferecida em um Curso de Informática de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com 26 participantes (23 alunos, dois professores e um coordenador de curso) e utilizou uma combinação de métodos de coleta de dados (observação participante, questionários, entrevistas, grupos focais e fontes documentais) e a análise de conteúdo. O texto sugere que, apesar de possuir diversas limitações estruturais e organizacionais, o curso promove uma forma básica de inclusão digital, a qual, embora limitada em relação às possibilidades do ciberespaço e da cibercultura, tem enorme valor para seu público.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Terceira Idade, Universidade da Terceira Idade.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-01-09
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20