INVESTIGACIÓN EDUCATIVA A PARTIR DE LA INFORMACIÓN LATENTE EN INTERNET
DOI :
https://doi.org/10.14244/19827199713Résumé
INVESTIGAÇÕES EDUCACIONAIS REALIZADAS A PARTIR DO CORPUS LATENTE NA INTERNET
O objetivo desse estudo é analisar o uso de informação latente contida na Internet, em investigações no campo das Ciências Sociais e da Educação. Não se trata de recolher dados “através da Internet”, por exemplo, por meio de questionários. Tampouco são utilizados dados pré-existentes na Internet. São estudos que analisam documentos contidos na Internet, extraindo os dados a partir de análises desses documentos. Pode-se dizer que se trata de um modelo de investigação de “traços”, “cursos” ou “restos” deixados pelos usuários da Internet. Para tanto, foram consultados artigos de pesquisas realizadas a partir desse corpus latente, centrando-se em quatro questões: o que se pode investigar, qual é o contexto em que se encontram estes dados, como selecionar as amostras, que considerações éticas devem ser consideradas? A análise do contexto distingue entre estudos sobre um conteúdo e estudos sobre interação. Também analisa as diferenças entre os sítios “voltados à notícia” e os “voltados ao documento”. São analisadas, em continuidade, os três tipos de populações e os processos de extração das amostras, incluindo a necessidade de correções a posteriori. As conclusões do estudo ressaltam de modo sucinto as possibilidades e oportunidades, assim como os limites desse tipo de investigação.
Palavras-chave: Pesquisa; Corpus latente; Internet; Educação.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199713
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-11-03
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14