O ensino de língua inglesa como língua estrangeira para estudantes com Transtorno do Espectro Autista
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5968Mots-clés :
cRésumé
O presente trabalho deriva de uma pesquisa de dissertação de mestrado em educação, financiada pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e tem como objetivo compreender as percepções dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias acerca do aprendizado de língua inglesa na educação básica. Os participantes da pesquisa foram três mães e três estudantes, de três escolas estaduais da cidade de Joinville – Santa Catarina (SC). Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho apresenta levantamento bibliográfico com a finalidade de compor o aporte teórico, e pesquisa de campo. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Em relação à análise e construção dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e Franco (2005). As mães participantes da pesquisa, relatam que os filhos possuem facilidade na aprendizagem de línguas, mas que os estudantes necessitam de mais apoio e auxílio por parte da escola para que ocorra a inclusão. Os estudantes demonstraram durante as entrevistas que possuem interesse no aprendizado de língua inglesa e conseguem formular frases ou compreender palavras isoladas, contudo, relatam dificuldade em realizar as tarefas escolares de interpretação textual e tradução.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Amanda Suellen Bodnar, Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Marly Krüger de Pesce 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14