O ensino de língua inglesa como língua estrangeira para estudantes com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5968Palabras clave:
cResumen
O presente trabalho deriva de uma pesquisa de dissertação de mestrado em educação, financiada pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e tem como objetivo compreender as percepções dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias acerca do aprendizado de língua inglesa na educação básica. Os participantes da pesquisa foram três mães e três estudantes, de três escolas estaduais da cidade de Joinville – Santa Catarina (SC). Quanto aos procedimentos metodológicos, o trabalho apresenta levantamento bibliográfico com a finalidade de compor o aporte teórico, e pesquisa de campo. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Em relação à análise e construção dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e Franco (2005). As mães participantes da pesquisa, relatam que os filhos possuem facilidade na aprendizagem de línguas, mas que os estudantes necessitam de mais apoio e auxílio por parte da escola para que ocorra a inclusão. Os estudantes demonstraram durante as entrevistas que possuem interesse no aprendizado de língua inglesa e conseguem formular frases ou compreender palavras isoladas, contudo, relatam dificuldade em realizar as tarefas escolares de interpretação textual e tradução.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Amanda Suellen Bodnar, Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Marly Krüger de Pesce
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14