Educação para o lazer: contribuições para pensar o lazer como princípio educacional
DOI :
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5964Mots-clés :
cRésumé
Este estudo insere-se na área de estudos que articula educação e lazer e tem como objetivo discutir as relações entre educação e lazer sob o olhar de estudiosos contemporâneos. Ao colocar em discussão conceitos da área de educação e lazer, pretende-se avançar para a conceituação de educação para o lazer, abordando os diversos elementos que constituem essa concepção, discutida por autores de referência da área. Para tanto, o texto foi desenvolvido a partir da revisão da literatura, com a seleção de estudos de autores que colaborassem com a discussão proposta. O percurso estabelecido para o desenvolvimento da discussão foi, em um primeiro momento, a realização da delimitação dos conceitos de educação e lazer, seguido do estudo e apresentação do tema educação para o lazer. Há de se observar que esses termos se relacionam e vão se constituindo ao longo do percurso histórico dos estudos acadêmicos. Colocando em relação os diversos elementos que constituem a concepção de educação para o lazer, que parte do construto dos estudos que articulam educação e lazer, concluiu-se que o lazer, como objeto da educação escolar, ainda não se apresenta assistido por educadores, gestores e políticas educacionais, contudo, ao ser assim considerado, extrapolaria os muros da escola, abarcando a comunidade e contribuindo para a emancipação dos sujeitos. Destarte, o lazer, quando pensado de maneira ampla, crítica e com potencial emancipatório, pode se configurar como princípio e método com objetivos educacionais, melhorando a vida em sociedade, como apregoa a educação para o lazer.
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© Elisangela Luzia de Andrade 2024
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25