Educação para o lazer: contribuições para pensar o lazer como princípio educacional

Autores/as

  • Elisangela Luzia de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5964

Palabras clave:

c

Resumen

Este estudo insere-se na área de estudos que articula educação e lazer e tem como objetivo discutir as relações entre educação e lazer sob o olhar de estudiosos contemporâneos. Ao colocar em discussão conceitos da área de educação e lazer, pretende-se avançar para a conceituação de educação para o lazer, abordando os diversos elementos que constituem essa concepção, discutida por autores de referência da área. Para tanto, o texto foi desenvolvido a partir da revisão da literatura, com a seleção de estudos de autores que colaborassem com a discussão proposta. O percurso estabelecido para o desenvolvimento da discussão foi, em um primeiro momento, a realização da delimitação dos conceitos de educação e lazer, seguido do estudo e apresentação do tema educação para o lazer. Há de se observar que esses termos se relacionam e vão se constituindo ao longo do percurso histórico dos estudos acadêmicos. Colocando em relação os diversos elementos que constituem a concepção de educação para o lazer, que parte do construto dos estudos que articulam educação e lazer, concluiu-se que o lazer, como objeto da educação escolar, ainda não se apresenta assistido por educadores, gestores e políticas educacionais, contudo, ao ser assim considerado, extrapolaria os muros da escola, abarcando a comunidade e contribuindo para a emancipação dos sujeitos. Destarte, o lazer, quando pensado de maneira ampla, crítica e com potencial emancipatório, pode se configurar como princípio e método com objetivos educacionais, melhorando a vida em sociedade, como apregoa a educação para o lazer.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elisangela Luzia de Andrade

Elisangela l de Andrade, brasileira natural de Belo Horizonte, MG, Graduada em Educacao Fisica, Mestre em Educacao Fisica, atuo como professora nos ensinos básicos,  médio e tambem atuo como docente no superior.  Desde o ano 2002, Envolvida com assuntos da educação, educação fisica, saúde, recreação e lazer, e atuo,  atualmente sou estudante pesquisadora na área de Educacao.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

LUZIA DE ANDRADE , E. Educação para o lazer: contribuições para pensar o lazer como princípio educacional. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5964152, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5964. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5964. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25