Ação Afirmativa na pós-graduação brasileira: tensionando o debate

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DOI :

https://doi.org/10.14244/198271995224

Mots-clés :

c

Résumé

Políticas de Ações Afirmativas têm sido instituídas em diferentes esferas da sociedade brasileira, em particular no âmbito das instituições públicas de ensino superior desde início do século XXI. Assim, é objetivo desse artigo tecer uma análise teórico-crítica acerca da implementação dessas políticas nos programas de pós-graduação das universidades públicas brasileiras. Metodologicamente ancorado na pesquisa bibliográfica, o estudo evidenciou que a adoção de ações afirmativas na pós-graduação, com raras exceções, ocorreu posteriormente a adoção na graduação, incialmente de caráter racial, hoje contempla outros sujeitos historicamente marginalizados, a exemplo de pessoas com deficiência e LGBTQIA+ e que, para além da reserva de vagas, faz-se necessário garantir a permanência e o êxito dos estudantes cotistas na universidade.

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Biographie de l'auteur

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade, do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps).

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Publiée

2024-07-28

Comment citer

DE ALMEIDA ARAÚJO, Jurandir. Ação Afirmativa na pós-graduação brasileira: tensionando o debate. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e522486, 2024. DOI: 10.14244/198271995224. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5224. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua - Artigos
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