Ação Afirmativa na pós-graduação brasileira: tensionando o debate
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995224Schlagworte:
cAbstract
Políticas de Ações Afirmativas têm sido instituídas em diferentes esferas da sociedade brasileira, em particular no âmbito das instituições públicas de ensino superior desde início do século XXI. Assim, é objetivo desse artigo tecer uma análise teórico-crítica acerca da implementação dessas políticas nos programas de pós-graduação das universidades públicas brasileiras. Metodologicamente ancorado na pesquisa bibliográfica, o estudo evidenciou que a adoção de ações afirmativas na pós-graduação, com raras exceções, ocorreu posteriormente a adoção na graduação, incialmente de caráter racial, hoje contempla outros sujeitos historicamente marginalizados, a exemplo de pessoas com deficiência e LGBTQIA+ e que, para além da reserva de vagas, faz-se necessário garantir a permanência e o êxito dos estudantes cotistas na universidade.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Jurandir de Almeida Araújo
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28