Grupos operativos como estratégia de promoção da saúde no Ensino Superior
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271995077Mots-clés :
cRésumé
A aplicação da técnica de grupo operativo para a promoção da saúde na universidade é um recurso importante que possibilita a escuta, a reflexão e novas aprendizagens. O presente estudo teve como objetivo analisar os resultados de uma intervenção grupal interdisciplinar utilizando a estratégia dos grupos operativos com jovens universitárias. A pesquisa qualitativa baseou-se na abordagem metodológica construtivista social e incluiu 11 estudantes com idades entre 19 e 29 anos do curso de pedagogia de uma universidade privada do sul do Brasil. 5 alunas participaram das sete reuniões operativas. As duas primeiras reuniões foram para levantamento da demanda. Do terceiro ao sexto encontros, priorizou-se o caráter interdisciplinar, com o convite de profissionais a partir da demanda identificada. Os significados das falas dos participantes foram analisados por meio do mapeamento dos principais discursos que emergiram durante o processo grupal, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática com recurso ao software QSR Nvivo 12. Os principais resultados indicam que os grupos operativos proporcionaram trocas de experiências sobre temas norteadores comuns. Houve mudanças de ideias anteriormente cristalizadas e aprendizagem em saúde sobre os seguintes temas: demandas internas, angústias e autocobrança, e demandas externas, da universidade, família e trabalho. Conclui-se que o trabalho com os estudantes proporcionou um espaço para refletir sobre a saúde dentro da universidade, de modo que o compartilhamento de ideias individuais para o grupo traz novos significados no modo de olhar e compreender esta importante etapa da vida.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Ederson Fernando Mariano, Regiane da Silva Macuch, Rute Grossi-Milani 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21