Grupos operativos como estratégia de promoção da saúde no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995077Keywords:
cAbstract
A aplicação da técnica de grupo operativo para a promoção da saúde na universidade é um recurso importante que possibilita a escuta, a reflexão e novas aprendizagens. O presente estudo teve como objetivo analisar os resultados de uma intervenção grupal interdisciplinar utilizando a estratégia dos grupos operativos com jovens universitárias. A pesquisa qualitativa baseou-se na abordagem metodológica construtivista social e incluiu 11 estudantes com idades entre 19 e 29 anos do curso de pedagogia de uma universidade privada do sul do Brasil. 5 alunas participaram das sete reuniões operativas. As duas primeiras reuniões foram para levantamento da demanda. Do terceiro ao sexto encontros, priorizou-se o caráter interdisciplinar, com o convite de profissionais a partir da demanda identificada. Os significados das falas dos participantes foram analisados por meio do mapeamento dos principais discursos que emergiram durante o processo grupal, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática com recurso ao software QSR Nvivo 12. Os principais resultados indicam que os grupos operativos proporcionaram trocas de experiências sobre temas norteadores comuns. Houve mudanças de ideias anteriormente cristalizadas e aprendizagem em saúde sobre os seguintes temas: demandas internas, angústias e autocobrança, e demandas externas, da universidade, família e trabalho. Conclui-se que o trabalho com os estudantes proporcionou um espaço para refletir sobre a saúde dentro da universidade, de modo que o compartilhamento de ideias individuais para o grupo traz novos significados no modo de olhar e compreender esta importante etapa da vida.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ederson Fernando Mariano, Regiane da Silva Macuch, Rute Grossi-Milani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21