Socialização e aprendizagens de professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.14244/198271994837

Mots-clés :

c

Résumé

Essa pesquisa objetivou explorar os percursos da docência de professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência do bem-estar, seus processos de socialização, como superaram as dificuldades, sua formação continuada e as (des)continuidades no seu desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2017-2019. A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, a investigação foi desenvolvida com quatro professores iniciantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental do município de Itapetinga, na Bahia. Foi utilizado como fonte para produção dos dados instrumentos como questionário e entrevista narrativa e os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Na perspectiva da socialização e aprendizagens, desvelamos, através desta investigação, que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e em meio a isso veem se desenvolvendo profissionalmente. Mesmo sem experiências na docência, buscam construir suas identidades baseados em suas histórias de vida, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente, e percebem que a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que os assistam, assegurem e direcionem na garantia do bem-estar profissional.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Jurema Rosendo dos Santos, UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB)

Lúcia Gracia Ferreira , UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Téléchargements

Publiée

2024-06-26

Comment citer

ROSENDO DOS SANTOS, Jurema; GRACIA FERREIRA , Lúcia. Socialização e aprendizagens de professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e483769, 2024. DOI: 10.14244/198271994837. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4837. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26