Socialização e aprendizagens de professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994837Keywords:
cAbstract
Essa pesquisa objetivou explorar os percursos da docência de professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência do bem-estar, seus processos de socialização, como superaram as dificuldades, sua formação continuada e as (des)continuidades no seu desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2017-2019. A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, a investigação foi desenvolvida com quatro professores iniciantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental do município de Itapetinga, na Bahia. Foi utilizado como fonte para produção dos dados instrumentos como questionário e entrevista narrativa e os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Na perspectiva da socialização e aprendizagens, desvelamos, através desta investigação, que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e em meio a isso veem se desenvolvendo profissionalmente. Mesmo sem experiências na docência, buscam construir suas identidades baseados em suas histórias de vida, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente, e percebem que a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que os assistam, assegurem e direcionem na garantia do bem-estar profissional.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jurema Rosendo dos Santos, Lúcia Gracia Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26