Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva
DOI :
https://doi.org/10.14244/198271994466Résumé
No mundo, cerca de 15% da população possui algum tipo de necessidade especial, o que impacta diretamente no aprendizado em sala de aula, sendo necessário produtos, ferramentas e/ou metodologias assertivas que possibilitem o aprendizado do aluno. Diante deste cenário, o trabalho demonstra tendências tecnológicas relacionadas ao uso de inteligência artificial na educação aplicadas em sala de aula, como uma alternativa a educação personalizada e inclusiva, por meio de levantamento bibliográfico e patentométrico. Nos últimos 20 anos, houve um acentuado crescimento em relação ao número de patentes depositadas e artigos produzidos no que se refere a tecnologias, metodologias e ferramentas assistivas utilizando inteligência artificial aplicada à educação, destacando-se neste cenário Estados Unidos e China. O Brasil ainda se encontra em desvantagem competitiva em relação ao número de depósitos de patente e produção literária, evidenciando a necessidade de investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação.Métriques
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Publiée
2024-06-20
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BERNARDINO, Lucas Martins; CAMIRAN, Renan Souza; SILVA, Fernando Selleri; DA SILVA, Joaquim Manuel; RABÊLO, Olivan da Silva. Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e446629, 2024. DOI: 10.14244/198271994466. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4466. Acesso em: 21 déc. 2024.
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© Revista Eletrônica de Educação 2024
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