Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994466Abstract
No mundo, cerca de 15% da população possui algum tipo de necessidade especial, o que impacta diretamente no aprendizado em sala de aula, sendo necessário produtos, ferramentas e/ou metodologias assertivas que possibilitem o aprendizado do aluno. Diante deste cenário, o trabalho demonstra tendências tecnológicas relacionadas ao uso de inteligência artificial na educação aplicadas em sala de aula, como uma alternativa a educação personalizada e inclusiva, por meio de levantamento bibliográfico e patentométrico. Nos últimos 20 anos, houve um acentuado crescimento em relação ao número de patentes depositadas e artigos produzidos no que se refere a tecnologias, metodologias e ferramentas assistivas utilizando inteligência artificial aplicada à educação, destacando-se neste cenário Estados Unidos e China. O Brasil ainda se encontra em desvantagem competitiva em relação ao número de depósitos de patente e produção literária, evidenciando a necessidade de investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2024-06-20
How to Cite
BERNARDINO, L. M.; CAMIRAN, R. S.; SILVA, F. S.; DA SILVA, J. M.; RABÊLO, O. da S. Inteligência artificial: uma alternativa à educação personalizada e inclusiva. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e446629, 2024. DOI: 10.14244/198271994466. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4466. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Demanda Contínua - Artigos
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20