A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR DE HISTÓRIA

Auteurs

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.14244/19827199204

Résumé

Neste artigo refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação, bem como acerca da importância de parte das atividades de estágio supervisionado ser desenvolvida sob a forma de pesquisa. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos sobre a orientação teórica relativa à pesquisa educacional, com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico, bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos, tendo como foco o ensino de História. A iniciação à pesquisa sobre o cotidiano escolar durante a formação docente inicial é condição relevante para a promoção do professor reflexivo. Verificamos que por meio de uma proposta de formação docente, baseada na pesquisa educacional, os futuros docentes experimentam o lugar de participantes de um saber que se constrói e reconstrói a todo o instante e compreendem a complexidade do seu campo de trabalho. Contudo, tal proposta de formação é permeada de desafios. Mas, os resultados positivos mostram-se reais, a exemplo da promoção de reflexões e aprendizagens coletivas nas escolas onde atuam, ainda durante o curso de formação inicial.

Palavras-chave: Formação docente; Pesquisa educacional; Ensino de História; Professor-pesquisador.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em Historia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e História da Educação.

Téléchargements

Publiée

2012-11-28

Comment citer

AZEVEDO, Crislane Barbosa. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR DE HISTÓRIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 108–126, 2012. DOI: 10.14244/19827199204. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/204. Acesso em: 2 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-02-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-02-26
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28