A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199204Abstract
Neste artigo refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação, bem como acerca da importância de parte das atividades de estágio supervisionado ser desenvolvida sob a forma de pesquisa. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos sobre a orientação teórica relativa à pesquisa educacional, com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico, bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos, tendo como foco o ensino de História. A iniciação à pesquisa sobre o cotidiano escolar durante a formação docente inicial é condição relevante para a promoção do professor reflexivo. Verificamos que por meio de uma proposta de formação docente, baseada na pesquisa educacional, os futuros docentes experimentam o lugar de participantes de um saber que se constrói e reconstrói a todo o instante e compreendem a complexidade do seu campo de trabalho. Contudo, tal proposta de formação é permeada de desafios. Mas, os resultados positivos mostram-se reais, a exemplo da promoção de reflexões e aprendizagens coletivas nas escolas onde atuam, ainda durante o curso de formação inicial.
Palavras-chave: Formação docente; Pesquisa educacional; Ensino de História; Professor-pesquisador.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-02-26
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-28