Educação para a sustentabilidade em cursos de graduação a distância: Análise de uma IES pública do Nordeste do Brasil
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https://doi.org/10.14244/198271991000Résumé
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991000
A Educação a Distância (EaD) experimenta momento de crescimento em diversas áreas acadêmicas no Brasil. Em paralelo, cresce a discussão sobre sustentabilidade, elevando-se a uma política nacional de educação ambiental, que determina as ações necessárias para a criação de uma sociedade sustentável. Este texto tem como objetivo discutir a Educação para a Sustentabilidade (ES) nas instituições de ensino superior (IES), mais especificamente nos cursos de graduação a distância em uma instituição pública no Nordeste do País. Embora o número de estudos sobre sustentabilidade tenha crescido consideravelmente nos últimos anos, associar o tema com a educação a distância ainda é inovador, constituindo justificativa para a pesquisa que fundamentou este artigo. Para consecução do trabalho, foi empreendida pesquisa documental, com suporte no exame de oito projetos pedagógicos de cursos (PPC) em vigência na modalidade de educação a distância, ofertados por meio do convênio MEC/UAB. O volume de dados qualitativos gerados pelos documentos coletados foram reduzidos e segmentados para tratamento analítico, utilizando-se o software Atlas/ti. A análise realizada revelou que, embora os PPC não discutam detalhadamente todas as dimensões da sustentabilidade, os valores de responsabilidade social global estão presentes, principalmente no que pressupõe o cuidado com a constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Nenhum dos PPC analisados abordou o tema da ES ou da educação ambiental de modo transversal. Quando os cursos tratavam de educação ambiental, o faziam como disciplina específica.
Palavras-chave: Educação a distância, Sustentabilidade, Projetos Pedagógicos.Métriques
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