Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil

Autores/as

  • Marcos Antonio Martins Lima UFC
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)
  • José Cavalcante Arnaud Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Andréa Moura da Costa Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Airton de Freitas Pontes Junior Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199992

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199992

O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções dos diretores sobre as funções da Administração na prática da gestão educacional nas escolas públicas do município de Aquiraz no Ceará, Brasil. A pesquisa está apresentada dentro da estratégia metodológica dos quatro polos com apoio em De Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), bem como, trata-se de um estudo exploratório e quantitativo. Para tanto, utilizou-se de um questionário como instrumento para coleta de dados. Desta forma, para a análise dos dados, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, teste T, Alfa de Cronbach e Correlação de Pearson com a utilização do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0. Pode-se constatar que as médias dos resultados gerais deste estudo foram: o Controle com 88,48, a Organização com 85,71, o Planejamento com 84,71 e a Direção com 78,33. Observou-se que a consistência interna dos itens foi suficiente nas quatro funções estudadas, bem como também foram significativos os resultados dos testes T de Hotelling, além do coeficiente de correlação de Pearson. Nesse último, observou-se a estreita ligação entre as funções Controle - Planejamento (0,814) e Controle – Organização (0,765). Os resultados do estudo propõem-se a contribuir com o aprimoramento das ações de gestão educacional no que se refere às funções de direção e de planejamento nas escolas pesquisadas. 

Palavras-chave: Administração, Gestão educacional, Função administrativa.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Martins Lima, UFC

Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute - PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Professora e Assessora Pedagógica da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS),  Tutora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal do Ceará (UAB/UFC). Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE). Mestre em Educação Brasileira (UFC), Especialista em Coordenação Pedagógica (FA7) e Pedagoga (UFC).

José Cavalcante Arnaud, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Consultor Educacional, Pedagogo (UECE), Especialista em Gerência e Marketing (UECE) e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE), Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE), Membro do Grupo de Pesquisa em Logística, Rede e Infraestrutura (LRI/UFC)

Andréa Moura da Costa Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Membro do GPAGE e do Grupo de Pesquisa e Trabalho em Educação, Economia Global e Desenvolvimento Sustentável. Doutoranda em Educação, Mestre em Administração de Empresas (Université Nancy 2-França), Especialista em Gestão Estratégica  (UFC) e Bacharel em Filosofia e Administração de Empresas

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Membro do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE/UFC) e pesquisador do Laboratório de Pesquisas, Avaliação e Medidas Psicopedagógicas (LabPAM/UFC). Bolsista de doutorado da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2014-11-25

Cómo citar

LIMA, M. A. M.; TAHIM, A. P. V. de O.; ARNAUD, J. C.; SOUZA, A. M. da C.; PONTES JUNIOR, J. A. de F. Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 127–146, 2014. DOI: 10.14244/19827199992. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/992. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-03-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-09-02
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25