A interação professor-aluno-tutor na educação on-line

Autores/as

  • Maria Luzia Rocha da Silva Marinha do Brasil
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/1982719999

Resumen

Este artigo aborda a educação on-line na formação de professores no curso de Física, licenciatura da Universidade Aberta do Brasil UAB/UFAL, sobretudo a importância da interação nessa modalidade de ensino, a partir dos conceitos de interação, interatividade, abordagens sóciointerativas, metodologias de ensino baseadas na interação on-line, e sua importância para construção da aprendizagem significativa buscando discutir as metodologias utilizadas em cursos de formação de docentes, sua repercussão na interação entre alunos, professores e tutores. Identifica até que ponto o curso de formação de professores modalidade a distância vem promovendo interação entre todos os envolvidos no processo de EAD, através das atividades propostas no ambiente on-line. O resultado da pesquisa apontou para fatores voltados para metodologias de ensino que possibilitam interação, atrelados ao relacionamento e motivação entre os envolvidos, conteúdos e atividades desenvolvidas pelo professor, autonomia por parte dos alunos e, principalmente, a necessidade de interações on-line.


Palavras–chave: Interação, metodologias de ensino, formação de professores

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Luzia Rocha da Silva, Marinha do Brasil

Mestre em Educação Brasileira  (UFAL, 2009). Especialista em Gestão Escolar (UFAL, 2007). Graduada em Pedagogia (UFAL, 2005). Oficial da Marinha do Brasil. Encarregada do Núcleo de Idiomas e Ensino a Distância.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Duutor em Educação. Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Proferssores na Educação a Distância semi-presencial e Online.

Publicado

2010-11-26

Cómo citar

SILVA, M. L. R. da; MERCADO, L. P. L. A interação professor-aluno-tutor na educação on-line. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 183–209, 2010. DOI: 10.14244/1982719999. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/99. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-05-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-11-14
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-26

Artículos más leídos del mismo autor/a