A escrita como espaço de formação: Da formação do aluno à formação do professor

Autores/as

  • Karina Mayara Leite Vieira Universidade Estadual Paulista
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199816

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199816

Este texto tem como objetivo discutir a escrita e suas práticas na relação com a formação de alunos escritores e a formação de professores. Para tanto, trazemos dados produzidos por uma pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica desenvolvida com alunos de uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Nessa pesquisa, a professora-pesquisadora (primeira autora do trabalho) recorreu, ao longo do ano letivo de 2011, a diversas estratégias para promover a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Compartilhamos alguns momentos dessa trajetória investigativa, com foco em uma das propostas de trabalho: a escrita em “diários”. A partir dessa experiência e da análise dos dados produzidos, refletimos sobre a promoção de práticas de escrita na escola. Consideramos necessário que o professor assuma outra postura em sala de aula, a de interlocutor de seus alunos, a fim de que possamos contribuir para a formação de escritores. Assim, trata-se aqui de considerar os escritos dos alunos não apenas como espaço de formação de escritores, mas também como lugar de (trans)formação da professora, que se aventura a formar escritores. Para essas reflexões, apoiamo-nos nos escritos dos alunos nos diários e no registro escrito de toda essa travessia no diário de campo da pesquisadora, considerando esse espaço de escrita também como uma instância de formação. Dialogamos aqui com conceitos de Bakhtin (2006a, 2006b), tais como linguagem, sujeito, diálogo e alteridade; reflexões de Larrosa (2006, 2002, 1996), sobre narrativa e identidade, além de outros autores que tematizam linguagem-escrita-formação da perspectiva que adotamos.

Palavras-chave: Escrita, Interação, Formação de alunos, Formação de professores.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Karina Mayara Leite Vieira, Universidade Estadual Paulista

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Campus de Rio Claro.

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista

Professora Doutora do Departamento de Educação da UNESP-Campus de Rio Claro.

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

VIEIRA, K. M. L.; CHALUH, L. N. A escrita como espaço de formação: Da formação do aluno à formação do professor. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 175–187, 2014. DOI: 10.14244/19827199816. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/816. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-05-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-10
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20