Perspectivas para a Educação a Distância no Brasil: referenciais de qualidade, releituras e trajetórias
DOI:
https://doi.org/10.14244/1982719980Resumen
Esse texto tem como objetivo discutir a prática educativa tendo como foco a educação a distância. Essa modalidade de educação é aqui pensada na sua especificidade enquanto uma prática que tem como um de seus grandes desafios o distanciamento físico entre educadores e educandos, mas que tem um grande potencial na construção de sujeitos críticos, criativos, politicamente engajados e capazes de promover a mudança social. Todavia, para que essa mudança aconteça, os sujeitos envolvidos com a EaD devem estar imbuídos da tentativa de construir essa transformação por meio da educação e um dos caminhos é refletir continuamente sobre o seu fazer-se como educador, seja na modalidade presencial ou à distância. Procuramos aqui pensar nas múltiplas faces da EaD, propondo uma reflexão que contemple aspectos que consideramos ser relevantes para os sujeitos que lidam com essa modalidade. Nesse sentido, discutimos a legislação que regulamenta a EaD, uma vez que ela é um direcionamento do processo educativo; colocamos em discussão os problemas que a afligem, o seu processo de expansão na atualidade, os referenciais de qualidade – como, por exemplo, as tecnologias, o material didático, a avaliação – , as suas potencialidades educacionais e formativas, bem como as interpretações e leituras feitas pelos envolvidos na EaD.
Palavras-chave: educação a distância, transformação social, crítica social.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-09-29
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-27