Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década

Autores/as

  • Gabriela Alias Rios Unesp
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199746

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199746

Blogs são usados para comunicação e interação entre as pessoas, e têm sido empregados no contexto educacional, como recurso, estratégia pedagógica, ou portfólio reflexivo e espaço de colaboração, na formação continuada informal de professores. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever como os blogs são utilizados no contexto pedagógico e os impactos destes usos. Para tanto, realizou-se um levantamento das teses e dissertações acerca do assunto, publicadas nos últimos dez anos, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Brasil, a partir dos descritores ‘blog’, ‘blogs’, ‘blogue’ e ‘blogues’. Selecionaram-se os trabalhos que tratam da utilização de blogs no contexto educacional, tanto na utilização como recurso pedagógico, como instrumento auxiliar na formação de professores. Para a seleção, foi realizada leitura dos resumos e, posteriormente, do trabalho completo. Foram selecionados 15 trabalhos, sendo 12 dissertações e três teses, que foram categorizados quanto à área do conhecimento em que foram produzidos; ao ano de publicação; ao enfoque da pesquisa, e aos impactos no contexto educacional. Conclui-se que os trabalhos foram produzidos majoritariamente na área da Educação, sendo que 40% das publicações são de 2011. As pesquisas apresentam enfoques diferenciados, que se classificam em (i) análises de blogs; (ii) aplicação para o ensino; (iii) formação docente. As pesquisas mostram que os impactos da utilização do blog na educação são positivos, pois auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, mas podem ser negativos, se não houver mudança na postura do professor.

Palavras-chave: Blogs, Educação, Prática pedagógica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

RIOS, G. A.; MENDES, E. G. Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 160–174, 2014. DOI: 10.14244/19827199746. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/746. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-31
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20