Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6917

Palabras clave:

Desafios da escola, Diretores escolares, Relação com o Saber

Resumen

Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, com o objetivo de abarcar os principais desafios da escola contemporânea, conforme a visão de diretores escolares com interesse em compreender suas Relações com o Saber. Ao realizar esta investigação, utilizou-se como procedimento metodológico um questionário on-line, com um formulário de identificação da instituição escolar e duas perguntas abertas. Esse questionário foi enviado, nos endereços de e-mail, aos 150.000 diretores escolares que estavam cadastrados base do PDDE interativo. Obteve-se respostas de 1.372 diretores, dos quais apenas 1.113 foram selecionadas, devido a algumas respostas não estarem completas. Segundo os dados obtidos, foram categorizadas três dimensões de análises que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, conforme respostas: ausência da relação com as famílias; a questão da estrutura física ou infraestrutura da escola e ausência de aprendizagens dos alunos. Acredita-se que os saberes de objeto, relacional e prático que foram analisados a partir das respostas dos diretores, identificaram vários “não Saberes”, e estes devem ser repensados no cotidiano da escola. A partir de uma perspectiva de gestão democrática que abarque as necessidades do público atendido, com a busca pelo pertencimento da comunidade, com uma escuta ativa e mais diálogo etc., o diretor pode compreender a função da escola contemporânea. Um bom começo, seria admitir o que não se sabe, utilizar de sensibilidade e humildade para identificar e resolver os novos desafios da escola, preferencialmente, de forma coletiva.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aline Cristina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Especial (2009 - 2012) e Licenciatura em Pedagogia (2014-2018) ambas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEES, na UFSCar. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, pela UFSCar. Professora do quadro permanente no Centro Pedagógico - CP/EBAP, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica (LASEB). Apoio técnico e teórico no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares. Membro da Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional (REIPEGE). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, família, autismo e comunicação alternativa. Somado a isto, possui experiência na área de violência escolar, programas sociais governamentais e gestão educacional.

Citas

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João. O estudo da escola. Portugal: Porto, 1996.

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.

BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.A. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.

CAMPOS, Anna Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, fev./abr. 1990.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. In: ______. Trad.: Bruno Magne. – Porto Alegre: Artes MédicasSul, 2000.

_______. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Questões para a educação hoje. In: ______. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, 2005

DUARTE, Gedeão Paulino; CABRAL, Miqueias. Gestão educacional e qualidade de ensino: perspectiva de professores de uma escola pública da zona leste de Manaus sobre a característica da gestão educacional e a qualidade de ensino. Semana Acadêmica Revista Científica, v.1, p.1-16, 2017.

GIL, Natália de Lacerda. A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 56, p. 184-209., jan-abr 2021.

JAQUES, Francis. De la significance. Centro di Semiótica e Linguistica French, 1987.

LIMA, Licínio. A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 1998.

LUIZ, Maria Cecília. Gestão da Educação Municipal / Maria Cecília Luiz, Sandra Aparecida Riscal. -- Documento eletrônico -- São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança: curso da Sorbonne, 1949-1952. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Gestão da qualidade: o desafio da contemporaneidade. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 215–216, 2013.

PINHO, José Antônio Gomes; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Rev. Adm. Pública., v..43, n.6, p. 1343-1368, Dez 2009.

POLÔNIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia Escolar e Educacional, Volume 9. Número 2 – pp. 303-312, 2005 Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/ Acesso em 20/05/2023.

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Interação escola-famílias: concepções de professores e práticas pe-dagógicas. In: Maria da Graça N. Mizukami & Aline Maria Rodrigues Reali (Orgs.), Formação de professores, práticas pedagógicas e escola (p.74-98). São Carlos: EdUFSCar, 2002.

SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. DOSSIÊ - Cultura digital e educação, Educ. rev., 36, 2020.

VASQUEZ, Daniel Arias et al. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde debate, v.46, n.133, p.304-317, Apr-Jun 2022.

Publicado

2024-11-15

Cómo citar

SOUZA, A. C. de. Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6917174, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6917. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6917. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Relação com o saber e perspectivas de formação
##plugins.generic.dates.received## 2024-11-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15