Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6917Palabras clave:
Desafios da escola, Diretores escolares, Relação com o SaberResumen
Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, com o objetivo de abarcar os principais desafios da escola contemporânea, conforme a visão de diretores escolares com interesse em compreender suas Relações com o Saber. Ao realizar esta investigação, utilizou-se como procedimento metodológico um questionário on-line, com um formulário de identificação da instituição escolar e duas perguntas abertas. Esse questionário foi enviado, nos endereços de e-mail, aos 150.000 diretores escolares que estavam cadastrados base do PDDE interativo. Obteve-se respostas de 1.372 diretores, dos quais apenas 1.113 foram selecionadas, devido a algumas respostas não estarem completas. Segundo os dados obtidos, foram categorizadas três dimensões de análises que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, conforme respostas: ausência da relação com as famílias; a questão da estrutura física ou infraestrutura da escola e ausência de aprendizagens dos alunos. Acredita-se que os saberes de objeto, relacional e prático que foram analisados a partir das respostas dos diretores, identificaram vários “não Saberes”, e estes devem ser repensados no cotidiano da escola. A partir de uma perspectiva de gestão democrática que abarque as necessidades do público atendido, com a busca pelo pertencimento da comunidade, com uma escuta ativa e mais diálogo etc., o diretor pode compreender a função da escola contemporânea. Um bom começo, seria admitir o que não se sabe, utilizar de sensibilidade e humildade para identificar e resolver os novos desafios da escola, preferencialmente, de forma coletiva.
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