Desafios da escola brasileira e os diretores: a relação com o “não saber”
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6917Keywords:
Desafios da escola, Diretores escolares, Relação com o SaberAbstract
Este estudo relata os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, com o objetivo de abarcar os principais desafios da escola contemporânea, conforme a visão de diretores escolares com interesse em compreender suas Relações com o Saber. Ao realizar esta investigação, utilizou-se como procedimento metodológico um questionário on-line, com um formulário de identificação da instituição escolar e duas perguntas abertas. Esse questionário foi enviado, nos endereços de e-mail, aos 150.000 diretores escolares que estavam cadastrados base do PDDE interativo. Obteve-se respostas de 1.372 diretores, dos quais apenas 1.113 foram selecionadas, devido a algumas respostas não estarem completas. Segundo os dados obtidos, foram categorizadas três dimensões de análises que possibilitaram um entendimento sobre as Relações com os Saberes, conforme respostas: ausência da relação com as famílias; a questão da estrutura física ou infraestrutura da escola e ausência de aprendizagens dos alunos. Acredita-se que os saberes de objeto, relacional e prático que foram analisados a partir das respostas dos diretores, identificaram vários “não Saberes”, e estes devem ser repensados no cotidiano da escola. A partir de uma perspectiva de gestão democrática que abarque as necessidades do público atendido, com a busca pelo pertencimento da comunidade, com uma escuta ativa e mais diálogo etc., o diretor pode compreender a função da escola contemporânea. Um bom começo, seria admitir o que não se sabe, utilizar de sensibilidade e humildade para identificar e resolver os novos desafios da escola, preferencialmente, de forma coletiva.
Metrics
References
BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João. O estudo da escola. Portugal: Porto, 1996.
BRASIL. Constituição Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.A. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
CAMPOS, Anna Maria. Accountability: quando poderemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, fev./abr. 1990.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. In: ______. Trad.: Bruno Magne. – Porto Alegre: Artes MédicasSul, 2000.
_______. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Questões para a educação hoje. In: ______. Artmed Editora S.A., Porto Alegre, 2005
DUARTE, Gedeão Paulino; CABRAL, Miqueias. Gestão educacional e qualidade de ensino: perspectiva de professores de uma escola pública da zona leste de Manaus sobre a característica da gestão educacional e a qualidade de ensino. Semana Acadêmica Revista Científica, v.1, p.1-16, 2017.
GIL, Natália de Lacerda. A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, ano 23, n. 56, p. 184-209., jan-abr 2021.
JAQUES, Francis. De la significance. Centro di Semiótica e Linguistica French, 1987.
LIMA, Licínio. A escola como organização e a participação na organização escolar. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 1998.
LUIZ, Maria Cecília. Gestão da Educação Municipal / Maria Cecília Luiz, Sandra Aparecida Riscal. -- Documento eletrônico -- São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e pedagogia da criança: curso da Sorbonne, 1949-1952. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz. Gestão da qualidade: o desafio da contemporaneidade. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 215–216, 2013.
PINHO, José Antônio Gomes; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Rev. Adm. Pública., v..43, n.6, p. 1343-1368, Dez 2009.
POLÔNIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia Escolar e Educacional, Volume 9. Número 2 – pp. 303-312, 2005 Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/ Acesso em 20/05/2023.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Interação escola-famílias: concepções de professores e práticas pe-dagógicas. In: Maria da Graça N. Mizukami & Aline Maria Rodrigues Reali (Orgs.), Formação de professores, práticas pedagógicas e escola (p.74-98). São Carlos: EdUFSCar, 2002.
SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. DOSSIÊ - Cultura digital e educação, Educ. rev., 36, 2020.
VASQUEZ, Daniel Arias et al. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde debate, v.46, n.133, p.304-317, Apr-Jun 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-11-15