A facultatividade da prática da educação física escolar e o ensino médio noturno

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6722

Palabras clave:

Educación Física, Escuela Secundaria, Docencia, Escuela Nocturna, Estudios Culturales

Resumen

Este estudio tiene como objetivo dsicutir las cuestiones legislativas y curriculares que colocan la Educación Física como optativa para la gran mayoría de los estudiantes de la ensñanza secundaria nocturna, destacando los efectos en este contexto. Para ello, se analizaron los discursos presentes en la Ley de Orientaciones y Bases – LDB (Brasil, 1996), en la Base Nacional Común Curricular – BNCC (Brasil, 2018) y en la Referencia Curricular Gaúcha – RCG (2020) sobre la aspectos a considerar en las clases de Educación Física. Paralelamente, se realizaron entrevistas a profesores de Educación Física que actúan en la enseñanza secundaria nocturna en escuelas públicas del Estado de Rio Grande do Sul - RS. Las herramientas analíticas están respaldadas por Estudios Culturales. Se indica que existen diferentes discursos entre los documentos. Es evidente que los docentes consideran la cultura de la escuela nocturna y las identidades que circulan en ese contexto al momento de dar contornos a una enseñanza que busca garantizar el acceso de los estudiantes a las clases de Educación Física, aunque la gran mayoría puede solicitar la exención. Este movimiento de los docentes puede verse como una acción de contraconducta.

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Biografía del autor/a

Francisco Jardel Paim de Freitas, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGCMH/UFRGS. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho - UGF. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Integrante do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/UFRGS) e do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE). Atua na Educação Infantil na rede pública do Município de Porto Alegre/RS e no Ensino Médio da rede pública do Estado do RS. Tem como principais campos de interesse a Educação Física Escolar, a formação docente em Educação Física, Sociologia e Filosofia das Infâncias, Sociologia e Filosofia da Educação, Estudos Culturais em Educação.

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Professora aposentada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Docente Colaboradora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH. Coordenadora do GEDAEF ? Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante do grupo F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física (ESEF/UFRGS). Também atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista - IPA e na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, exercendo a docência em todos os níveis da Educação Básica. É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado no PPGCMH da UFRGS.

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGEDU/UFRGS (2016). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas (2010). Pós-graduação em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança - ESEFID/UFRGS (2007). Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Canoas (2006). Entre 2000 e 2013 atuou como professora em escolas de Educação Básica e foi professora em instituições de ensino superior. Entre 2013-2018 foi professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculada ao Instituto de Educação, atuando no Curso de Educação Física e na pós-graduação em Educação Física Escolar. Desde 2018 é professora Adjunta na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), atuando na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, em específico no rol dos Estudos Foucaultianos, trabalhando com Políticas de Inclusão, Currículo, Docência e Formação de Professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/UFRGS/CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/UFRGS/CNPq). É atual coordenadora do GTT Inclusão e Diferença do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atual coordenadora da Comissão de Graduação dos cursos de Educação Física da UFRGS (2023-2025).

Bianca Rocha Gutterres, Universidade Luterana do Brasil

Doutoranda em Educação Unilasalle (2023). Mestre em Educação pela ULBRA (2012). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Unilasalle (2000) . Graduada em Educação Física pela ULBRA (1999). Atualmente é professora titular na graduação em Educação Física na ULBRA, nas disciplinas de Recreação e Lazer, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora e Estágio Supervisionado da Licenciatura. Coordenadora do Sub projeto do PIBID de Educação Física ULBRA/Canoas (2014 - 2017). Professora no curso de Pedagogia EAD/ULBRA Canoas (2007-2012). Membro do NDE do curso de Licenciatura em Educação Física Ulbra Canoas e São Jerônimo. Membro do corpo editorial da Revista Ciência e Conhecimento de Ulbra São Jerônimo. Professora da Rede Pública de Educação do Município de Canoas/RS onde atua como psicomotricista no Centro de Capacitação de Educação Inclusiva e Acessibilidade - CEIA.

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Publicado

2024-10-24

Cómo citar

JARDEL PAIM DE FREITAS, F. .; GROSSO DA FONSECA, D. .; BELMONTE MACHADO, R. .; ROCHA GUTTERRES, B. . A facultatividade da prática da educação física escolar e o ensino médio noturno. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6722141, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6722. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6722. Acesso em: 21 nov. 2024.

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