Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6687

Palabras clave:

Género, Sexualidad, Pedagogía, Currículo

Resumen

Se analiza la percepción de los graduados en Pedagogía de una universidad pública de São Paulo sobre las posibilidades de formación en género y sexualidades en su curso. Lo curso que fue escenario de la investigación no cuenta con una disciplina específica sobre los temas de su currículo común, lo que constituye el criterio para su elección. La muestra estuvo compuesta por 212 estudiantes de pregrado (N=212), incluyendo sujetos que se encontraban matriculados en los cuatro años del curso. Se aplicó un cuestionario compuesto por preguntas abiertas y cerradas, preguntándoles sobre su abordaje de los temas. En el análisis se utilizó estadística descriptiva, la técnica de Análisis de Contenido (AC) y la literatura básica consultada. Para comparar la percepción de los estudiantes de pregrado con lo esperado sobre los temas del curso, también se realizó un análisis documental de su Proyecto Político-Pedagógico (PPP) y su plan de estudios. Se pudo comprender que los temas, desde el punto de vista burocrático, aparentemente están incluidos tanto disciplinares como transversales en el curso, además de estar incluidos también en las actividades curriculares, semicurriculares y extracurriculares que se ofrecen. Sin embargo, los datos recogidos entre los estudiantes de pregrado mostraron que esta inclusión, especialmente la transversal, no se materializa, siendo los temas tratados de forma aislada y superficial en el curso y reservados para materias optativas. La implementación de la formación en género y sexualidades depende de la iniciativa e interés de los estudiantes, y les corresponde buscarla además de las actividades curriculares obligatorias planificadas.

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Biografía del autor/a

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Doutorando e Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília-SP, Pedagogo (2018) pela mesma instituição e Psicólogo (2023) pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis-SP. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses) e PROEX (04 meses), e de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (08 meses) e do Programa ICSB da PROPe/UNESP (12 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e bolsista de Mestrado da FAPESP (16 meses). Atualmente é bolsista de Doutorado da CAPES. É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer; e GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação. Atuou como 1. Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestões de 2016-2018 e 2019-2021, e como Tutor Pedagógico dos cursos de Pedagogia e licenciaturas EaD da Universidade de Marília (UNIMAR), entre 2022 e 2023. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui mais de 50 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, 22 capítulos de livro publicados em coletâneas, 23 artigos publicados em periódicos qualificados com o Qualis CAPES, nas áreas de Psicologia e de Educação, 03 livros publicados pela Editora UNESP/Selo Oficina Universitária, e é organizador de 02 Dossiês em periódicos.

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Publicado

2024-10-12

Cómo citar

SILVA, M. E. F. da. Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6687129, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6687. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6687. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Para Pensar la Docencia en la Educación Básica
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