Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6687

Keywords:

Gender, Sexuality, Pedagogy, Curriculum

Abstract

The perception of Pedagogy undergraduates from a public University in São Paulo on the possibilities of training in gender and sexualities in their course is analyzed. The course that was the setting for the research does not have a specific discipline on the topics in its common curriculum, which is the criterion for its choice. The sample consisted of 212 undergraduate students (N=212), including subjects who were enrolled in the four years of this degree. A questionnaire composed of open and closed questions was applied, asking them about their approach to the topics. In the analysis, descriptive statistics, the Content Analysis (CA) technique and the basic literature consulted were used. To compare the perception of undergraduates with what is expected about the topics in the course, a documentary analysis of their Political-Pedagogical Project (PPP) and its curriculum was also carried out. It was possible to understand that the themes are, from a bureaucratic point of view, apparently included both in disciplinary and transversality in the course, in addition to being also included in curricular, semi-curricular and extracurricular activities that are offered. However, the data collected from the undergraduates showed that this inclusion, especially the transversal one, does not actually materialize, with the topics being covered isolatedly and superficially in the course and reserved for optional disciplines. The implementation of formation in gender and sexualities depends on the initiative and interest of the undergraduates, and it is up to them to seek it in addition to the mandatory curricular activities planned.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Doutorando e Mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília-SP, Pedagogo (2018) pela mesma instituição e Psicólogo (2023) pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis-SP. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses) e PROEX (04 meses), e de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (08 meses) e do Programa ICSB da PROPe/UNESP (12 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e bolsista de Mestrado da FAPESP (16 meses). Atualmente é bolsista de Doutorado da CAPES. É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer; e GEPEDEME - Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação. Atuou como 1. Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestões de 2016-2018 e 2019-2021, e como Tutor Pedagógico dos cursos de Pedagogia e licenciaturas EaD da Universidade de Marília (UNIMAR), entre 2022 e 2023. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui mais de 50 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, 22 capítulos de livro publicados em coletâneas, 23 artigos publicados em periódicos qualificados com o Qualis CAPES, nas áreas de Psicologia e de Educação, 03 livros publicados pela Editora UNESP/Selo Oficina Universitária, e é organizador de 02 Dossiês em periódicos.

References

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.

BORGES, Zulmira Newlands; MEYER, Dagmar Estermann. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar., 2008.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da república federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei n.º 9.394/1996. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Combate à Discriminação/Ministério da Saúde. Brasil Sem Homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004.

CATHARINO, Tania Ribeiro. Gênero e sexualidade no espaço escolar: uma proposta de educação e saúde. Revista Ártemis, n. 5, p. 1-18, 2006.

DESLANDES, Keila. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras de igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Cadernos da Diversidade).

FRANÇA, Fabiane Freire; CALSA, Geiva Carolina. Intervenção pedagógica: a contribuição dos estudos de gênero à formação docente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 28, p. 21-31, jan./jun., 2010.

GESSER, Marivete; OLTRAMARI, Leandro Castro; CORD, Denise; NUERNBERG, Adriano Henrique. Psicologia Escolar e formação continuada de professores em gênero e sexualidade. Revista da ABRAPEE, v. 16, n. 2, p. 229-236, jul./dez., 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEÃO, Andreza Marques de Castro. Estudo analítico-descritivo do curso de Pedagogia da UNESP-Araraquara quanto a inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual na formação de seus alunos. 2009. 345 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2009.

MORAIS, Alessandra de; BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael; LEPRE, Rita Melissa; DIAS, Carmen Lúcia; OLIVEIRA, Rogério Eduardo Cunha de. Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, 19, n. 2, 482-509, 2017.

NARDI, Henrique Caetano; QUARTIERO, Eliane. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 11, p. 59-87, ago., 2012.

RIBEIRO, Cláudia Maria; FARIA, Lívia Monique de Castro. “Nunca poderia imaginar”! multiplicidades para a inserção de sexualidades e gênero na formação inicial docente. Teoria e Prática da Educação, v. 17, n. 2, p. 33-42, 2014.

ROSSI, Célia Regina; VILARONGA, Carla Ariela; GARCIA, Osmar Arruda; LIMA, Maria Teresa Oliveira. Gênero e diversidade na escola: reflexões acerca da formação continuada sobre assuntos da diversidade sexual. Contexto & Educação, v. 27, n. 88, p. 6-34, jul./dez., 2012.

SILVA, M. E. F. da. Educação em direitos humanos, gênero e sexualidades, e desenvolvimento moral na formação docente: conhecimentos, concepções e condutas de graduandos(as) em Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo. 2019. 750 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2018.

SILVA, M. E. F. da. Competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em Pedagogia. 2022. 603 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2022.

SILVA, M. E. F. da; BRABO, T. S. A. M. Formação integral, diversidade e universidade: integrando a cidadania universitária à qualidade de vida na Unesp. In: HENRIQUES, Fernanda; XAVIER, J. T. de P.; SOUZA, L. L. de. (Org.). Diversidades na universidade: pesquisas, práticas e diálogos. Bauru: Gradus Editora, 2020. p. 154-157.

SILVA, M. E. F. da; BRABO, T. S. A. M. Políticas sobre gênero e sexualidade na formação e atuação profissional em Pedagogia: das práticas escolares às políticas educacionais que as orientam. In: PARENTE, C. da M. D. (Org.). Políticas públicas para a educação básica: avanços, desafios e perspectivas. Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2021. p. 115-128.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autentica, 2007.

SOARES, Alexandre Gomes de. A inserção de disciplinas de gênero em cursos de Pedagogia de Faculdades de Educação: caminhos e desafios em três universidades federais em Minas Gerais. 2018. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2018.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório Final do Seminário Educação em Sexualidade e Relações de Gênero na Formação Inicial Docente no Ensino Superior. Brasília/São Paulo: UNESCO/Fundação Carlos Chagas, 2014.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Plano de Ação do Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos – 3.ª Fase. Brasília: UNESCO/ONU/MEC/SEDH, 2015a.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. UNESCO discute sexualidade e gênero na formação de professores. São Paulo, 2015b. Disponível em: www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_discusses_sexuality_and_gender_in_teacher_training. Acesso em: 01 set. 2022.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 2017.

VIANNA, Cláudia Pereira. Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação: um diálogo com a produção acadêmica. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, p. 127-143, maio/ago., 2012.

VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, jan./abr., 2004.

Published

2024-10-12

How to Cite

SILVA, M. E. F. da. Isolada e superficial? A formação em gênero e sexualidades no curso de graduação em pedagogia. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6687129, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6687. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6687. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

To Think about Teaching in Basic Education
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-12