IA generativa em competências discursivas na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6680

Palabras clave:

IA generativa, Transalfabetización, Habilidades discursivas, Educación básica.

Resumen

O presente estudo, de natureza exploratória, propõe reflexões sobre o impacto de Inteligência Artificial (IA) generativa – ChatGPT, Bard e assemelhados – em processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação básica brasileira. O objetivo principal deste estudo foi tecer uma aproximação teórica entre os gêneros de discurso bakhtinianos e o conceito de transletramento, ressaltando o impacto do uso de IAs generativas no desenvolvimento de competências comunicacionais. Com esse enfoque, são apresentados e discutidos tópicos sobre os fundamentos históricos da inteligência artificial e os efeitos disruptivos decorrentes do uso de chats generativos na produção discursiva na esfera pública. Na sequência, são apresentados modelos de IAs generativas associados a propostas de práticas pedagógicas relacionadas às habilidades do componente Língua Portuguesa descritas na BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Propõe-se, a partir desses elementos, um uso situado das IAs generativas com ênfase no desenvolvimento de competências conversacionais e linguísticas almejadas para a área de linguagem nesta etapa da aprendizagem escolar. Como considerações finais, o estudo destaca a necessidade de se produzir estudos consistentes e em larga escala que investiguem sobre o impacto do uso de IAs para além das questões éticas, enfatizando suas implicações em práxis pedagógicas e nos processos de desenvolvimento cognitivo, os quais tem o poder de causar efeitos positivos e negativos na efetiva aprendizagem observada na educação básica.

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Biografía del autor/a

Andreia Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2014) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de tecnologias em aprendizagem adaptativa.

Raquel Salcedo Gomes, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento Interdisciplinar, do Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora e Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS (2018-2023). Editora Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/2021-) e Editora Gerente da Revista Informática na Educação: teoria prática. Autora e coautora de 30+ artigos em periódicos científicos, 10+ livros e capítulos de livros e 40+ trabalhos em eventos acadêmicos. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco em EaD, E-learning, educação internacional, linguagem e comunicação digital, ensino e aprendizagem de línguas, recursos educacionais digitais e avaliação da aprendizagem.

Roges Horacio Grandi, UFRGS

acharel e Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pelo PPGIE da UFRGS, onde desenvolve pesquisa sobre o apoio à aprendizagem proporcionado por redes semânticas de mapas conceituais através da ferramenta educacional Vidya Network < http://vidyanet.inf.ufrgs.br >. É orientado pelo prof. Dr. Leandro Krug Wives e coorientado pela profa. Dra. Raquel Salcedo Gomes. Profissional de tecnologia da informação com experiência de 35 anos na área. É arquiteto de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Brasil, onde trabalha desde 2009.

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Publicado

2024-10-13

Cómo citar

LOIOLA, A.; SANTOS SACHETE, A.; SALCEDO GOMES, R. .; GRANDI, R. H. IA generativa em competências discursivas na educação básica. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6680122, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6680. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Para Pensar la Docencia en la Educación Básica
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13