IA generativa em competências discursivas na educação básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6680

Keywords:

Generative IA, Transliteration, Discursive Skills, Basic education

Abstract

O presente estudo, de natureza exploratória, propõe reflexões sobre o impacto de Inteligência Artificial (IA) generativa – ChatGPT, Bard e assemelhados – em processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação básica brasileira. O objetivo principal deste estudo foi tecer uma aproximação teórica entre os gêneros de discurso bakhtinianos e o conceito de transletramento, ressaltando o impacto do uso de IAs generativas no desenvolvimento de competências comunicacionais. Com esse enfoque, são apresentados e discutidos tópicos sobre os fundamentos históricos da inteligência artificial e os efeitos disruptivos decorrentes do uso de chats generativos na produção discursiva na esfera pública. Na sequência, são apresentados modelos de IAs generativas associados a propostas de práticas pedagógicas relacionadas às habilidades do componente Língua Portuguesa descritas na BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Propõe-se, a partir desses elementos, um uso situado das IAs generativas com ênfase no desenvolvimento de competências conversacionais e linguísticas almejadas para a área de linguagem nesta etapa da aprendizagem escolar. Como considerações finais, o estudo destaca a necessidade de se produzir estudos consistentes e em larga escala que investiguem sobre o impacto do uso de IAs para além das questões éticas, enfatizando suas implicações em práxis pedagógicas e nos processos de desenvolvimento cognitivo, os quais tem o poder de causar efeitos positivos e negativos na efetiva aprendizagem observada na educação básica.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andreia Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2014) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de tecnologias em aprendizagem adaptativa.

Raquel Salcedo Gomes, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento Interdisciplinar, do Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora e Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS (2018-2023). Editora Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/2021-) e Editora Gerente da Revista Informática na Educação: teoria prática. Autora e coautora de 30+ artigos em periódicos científicos, 10+ livros e capítulos de livros e 40+ trabalhos em eventos acadêmicos. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco em EaD, E-learning, educação internacional, linguagem e comunicação digital, ensino e aprendizagem de línguas, recursos educacionais digitais e avaliação da aprendizagem.

Roges Horacio Grandi, UFRGS

acharel e Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pelo PPGIE da UFRGS, onde desenvolve pesquisa sobre o apoio à aprendizagem proporcionado por redes semânticas de mapas conceituais através da ferramenta educacional Vidya Network < http://vidyanet.inf.ufrgs.br >. É orientado pelo prof. Dr. Leandro Krug Wives e coorientado pela profa. Dra. Raquel Salcedo Gomes. Profissional de tecnologia da informação com experiência de 35 anos na área. É arquiteto de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Brasil, onde trabalha desde 2009.

References

ADIGUZEL, T.; KAYA, M. H.; CANSU, F. K.. Revolucionando a educação com IA: Explorando o potencial transformador do ChatGPT. Tecnologia Educacional Contemporânea, v. 15, n. 3, pág. ep429, 2023.

ADAMOPOULOU, E.; MOUSSIADES, L.. Chatbots: History, technology, and applications. Machine Learning with Applications, v. 2,- p. 100006, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666827020300062. Acesso em 10 jan. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022. Brasília, DF: Inep, 2022a.

BRASIL. Matriz de Letramento em Leitura. 2022b. disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2018/pisa2018-matriz_referencia_leitura_traduzida.pdf Acesso em 02 e jan. de 2024.

BAKHTIN, M.(1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes

BILGRAM V.; LAARMANN F. Accelerating Innovation with Generative AI: AI-augmented Digital Prototyping and Innovation Methods. in: IEEE Engineering Management Review, 2023.

BOLZAN, D. B.. A importância do trabalho com a escrita argumentativa para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes: a construção e aplicabilidade da produção textual no Ensino Médio. 2023.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em 02 de jan. de 2024.

CARLEO, G., et al., Machine learning and the physical sciences. Reviews of Modern Physics, vol. 91, no. 4, pp. 045002, 2019.

FRAU-MEIGS, D.. Transletramento: operar a transição digital e o domínio das culturas da informação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 61-73, 2014.

FERRARI, A. Digital competence in practice: An anlysis of frameworks. Sevilla: JRC IPTS. DOI: 10.2791/82116), 2012.

GILL, S. S. et al. Efeitos transformadores do ChatGPT na educação moderna: Era Emergente dos Chatbots de IA. Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos , v. 4, p. 19-23, 2024.

GOMES, R. S.; GOMES, M. S.; SILVA, Luciana Kraemer da. Gêneros discursivos e tecnologias cognitivas. Prolíngua. João Pessoa, PB:

JOHNSON, G. B.Percepções dos alunos sobre a sala de aula invertida . 2013. Tese de Doutorado. Universidade da Colúmbia Britânica.

KATOCH, S., S. CHAUHAN E KUMAR, V. A review on genetic algorithm: past present and future. Multimedia Tools and Applications, vol. 80, pp. 8091-8126, 2021.

LASSALVIA, C. S. C. Transletramento, metaletramento e letramentos transmidiáticos: produção de sentidos nas travessias entre linguagens, tecnologia e sociedade. 2022. Tese de Doutorado. [sn].

LÉVY, P. Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento da Era da Informática. São Paulo: edutora 34, 1998.

LUO Y.et al., Natural language to visualization by neural machine translation. In: IEEE Trans. Vis. Comput. Graphics, vol. 28, no. 1, pp. 217-226, Jan. 2022.

OLIVEIRA, L. et al. A inteligência artificial na educação: ameaças e oportunidades para o ensino-aprendizagem. 2023.

MISHRA M.; SRIVASTAVA, M. A view of Artificial Neural Network. In: 2014 International Conference on Advances in Engineering & Technology Research (ICAETR -2014), 2014.

MADDIGAN P.; SUSNJAK T. Chat2VIS: Generating Data Visualizations via Natural Language Using ChatGPT, Codex and GPT-3 Large Language Models. In: IEEE Access, vol. 11, pp. 45181-45193, 2023.

NGGUYEN, L. Integrating the Probabilistic Uncertainty to Fuzzy Systems in Fuzzy Natural Logic., 12th International Conference on Knowledge and Systems Engineering (KSE), pp. 142-146, 2020.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, p. e209940, 2019.

SILVA, L. L. da. Desenvolvimento da competência comunicativa: um processo de coconstrução de conhecimento sobre a comunicação humana. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 71–78, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1061. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1061. Acesso em: 9 jan. 2024.

SILVA, V. L. da et al. Ética e responsabilidade na era da inteligência artificial: aprendizagem digital no chat GPT. 2023.

TEIXEIRA, J. O que é Inteligência Artificial. E-galaxia, 2019.

TENÓRIO, A. M. M. O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. LínguaTec, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/linguatec.v3.n2.a3291. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3291. Acesso em: 10 jan. 2024.

UHRIG, R. E. Introduction to artificial neural networks. In: Proceedings of IECON '95 -21st Annual Conference on IEEE Industrial Electronics.

University of Louisiana at Lafayette. Generative AI & ChatGPT. 2023. Disponível em: https://distancelearning.louisiana.edu/teach-online-hybrid/best-practices-online-education/generative-ai. Acesso em: 20 dez. 2023.

WYK, V., ADARKWAH, M. M. A., e AMPONSAH, S. (2023). Why All the Hype about ChatGPT? Academics’ Views of a Chat-based Conversational Learning Strategy at an Open Distance e-Learning Institution. Open Praxis, 15(3), pp. 214–225. DOI: https://doi.org/10.55982/ openpraxis.15.3.563 https://search.informit.org/doi/pdf/10.3316/informit.378033000103803

XAVIER, A. C.; SANTOS, C. F. O texto eletrônico e os gêneros de discurso. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 4, n. 1-, 2000.

ZAWACKI-RICHTER, O. et al. Revisão sistemática de pesquisas sobre aplicações de inteligência artificial no ensino superior – onde estão os educadores?. Revista Internacional de Tecnologia Educacional no Ensino Superior , v. 16, n. 1, pág. 1-27, 2019.

Published

2024-10-13

How to Cite

LOIOLA, A.; SANTOS SACHETE, A.; SALCEDO GOMES, R. .; GRANDI, R. H. IA generativa em competências discursivas na educação básica. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6680122, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6680. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

To Think about Teaching in Basic Education
##plugins.generic.dates.received## 2024-02-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13