IA generativa em competências discursivas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6680Keywords:
Generative IA, Transliteration, Discursive Skills, Basic educationAbstract
O presente estudo, de natureza exploratória, propõe reflexões sobre o impacto de Inteligência Artificial (IA) generativa – ChatGPT, Bard e assemelhados – em processos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na educação básica brasileira. O objetivo principal deste estudo foi tecer uma aproximação teórica entre os gêneros de discurso bakhtinianos e o conceito de transletramento, ressaltando o impacto do uso de IAs generativas no desenvolvimento de competências comunicacionais. Com esse enfoque, são apresentados e discutidos tópicos sobre os fundamentos históricos da inteligência artificial e os efeitos disruptivos decorrentes do uso de chats generativos na produção discursiva na esfera pública. Na sequência, são apresentados modelos de IAs generativas associados a propostas de práticas pedagógicas relacionadas às habilidades do componente Língua Portuguesa descritas na BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Propõe-se, a partir desses elementos, um uso situado das IAs generativas com ênfase no desenvolvimento de competências conversacionais e linguísticas almejadas para a área de linguagem nesta etapa da aprendizagem escolar. Como considerações finais, o estudo destaca a necessidade de se produzir estudos consistentes e em larga escala que investiguem sobre o impacto do uso de IAs para além das questões éticas, enfatizando suas implicações em práxis pedagógicas e nos processos de desenvolvimento cognitivo, os quais tem o poder de causar efeitos positivos e negativos na efetiva aprendizagem observada na educação básica.
Metrics
References
ADIGUZEL, T.; KAYA, M. H.; CANSU, F. K.. Revolucionando a educação com IA: Explorando o potencial transformador do ChatGPT. Tecnologia Educacional Contemporânea, v. 15, n. 3, pág. ep429, 2023.
ADAMOPOULOU, E.; MOUSSIADES, L.. Chatbots: History, technology, and applications. Machine Learning with Applications, v. 2,- p. 100006, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666827020300062. Acesso em 10 jan. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022. Brasília, DF: Inep, 2022a.
BRASIL. Matriz de Letramento em Leitura. 2022b. disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2018/pisa2018-matriz_referencia_leitura_traduzida.pdf Acesso em 02 e jan. de 2024.
BAKHTIN, M.(1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes
BILGRAM V.; LAARMANN F. Accelerating Innovation with Generative AI: AI-augmented Digital Prototyping and Innovation Methods. in: IEEE Engineering Management Review, 2023.
BOLZAN, D. B.. A importância do trabalho com a escrita argumentativa para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes: a construção e aplicabilidade da produção textual no Ensino Médio. 2023.BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em 02 de jan. de 2024.
CARLEO, G., et al., Machine learning and the physical sciences. Reviews of Modern Physics, vol. 91, no. 4, pp. 045002, 2019.
FRAU-MEIGS, D.. Transletramento: operar a transição digital e o domínio das culturas da informação. Comunicação & Educação, v. 19, n. 2, p. 61-73, 2014.
FERRARI, A. Digital competence in practice: An anlysis of frameworks. Sevilla: JRC IPTS. DOI: 10.2791/82116), 2012.
GILL, S. S. et al. Efeitos transformadores do ChatGPT na educação moderna: Era Emergente dos Chatbots de IA. Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos , v. 4, p. 19-23, 2024.
GOMES, R. S.; GOMES, M. S.; SILVA, Luciana Kraemer da. Gêneros discursivos e tecnologias cognitivas. Prolíngua. João Pessoa, PB:
JOHNSON, G. B.Percepções dos alunos sobre a sala de aula invertida . 2013. Tese de Doutorado. Universidade da Colúmbia Britânica.
KATOCH, S., S. CHAUHAN E KUMAR, V. A review on genetic algorithm: past present and future. Multimedia Tools and Applications, vol. 80, pp. 8091-8126, 2021.
LASSALVIA, C. S. C. Transletramento, metaletramento e letramentos transmidiáticos: produção de sentidos nas travessias entre linguagens, tecnologia e sociedade. 2022. Tese de Doutorado. [sn].
LÉVY, P. Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento da Era da Informática. São Paulo: edutora 34, 1998.
LUO Y.et al., Natural language to visualization by neural machine translation. In: IEEE Trans. Vis. Comput. Graphics, vol. 28, no. 1, pp. 217-226, Jan. 2022.
OLIVEIRA, L. et al. A inteligência artificial na educação: ameaças e oportunidades para o ensino-aprendizagem. 2023.
MISHRA M.; SRIVASTAVA, M. A view of Artificial Neural Network. In: 2014 International Conference on Advances in Engineering & Technology Research (ICAETR -2014), 2014.
MADDIGAN P.; SUSNJAK T. Chat2VIS: Generating Data Visualizations via Natural Language Using ChatGPT, Codex and GPT-3 Large Language Models. In: IEEE Access, vol. 11, pp. 45181-45193, 2023.
NGGUYEN, L. Integrating the Probabilistic Uncertainty to Fuzzy Systems in Fuzzy Natural Logic., 12th International Conference on Knowledge and Systems Engineering (KSE), pp. 142-146, 2020.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22308. Acesso em: 10 jan. 2024.
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, p. e209940, 2019.
SILVA, L. L. da. Desenvolvimento da competência comunicativa: um processo de coconstrução de conhecimento sobre a comunicação humana. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 71–78, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1061. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1061. Acesso em: 9 jan. 2024.
SILVA, V. L. da et al. Ética e responsabilidade na era da inteligência artificial: aprendizagem digital no chat GPT. 2023.
TEIXEIRA, J. O que é Inteligência Artificial. E-galaxia, 2019.
TENÓRIO, A. M. M. O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. LínguaTec, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/linguatec.v3.n2.a3291. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3291. Acesso em: 10 jan. 2024.
UHRIG, R. E. Introduction to artificial neural networks. In: Proceedings of IECON '95 -21st Annual Conference on IEEE Industrial Electronics.
University of Louisiana at Lafayette. Generative AI & ChatGPT. 2023. Disponível em: https://distancelearning.louisiana.edu/teach-online-hybrid/best-practices-online-education/generative-ai. Acesso em: 20 dez. 2023.
WYK, V., ADARKWAH, M. M. A., e AMPONSAH, S. (2023). Why All the Hype about ChatGPT? Academics’ Views of a Chat-based Conversational Learning Strategy at an Open Distance e-Learning Institution. Open Praxis, 15(3), pp. 214–225. DOI: https://doi.org/10.55982/ openpraxis.15.3.563 https://search.informit.org/doi/pdf/10.3316/informit.378033000103803
XAVIER, A. C.; SANTOS, C. F. O texto eletrônico e os gêneros de discurso. Veredas-Revista de Estudos Linguísticos, v. 4, n. 1-, 2000.
ZAWACKI-RICHTER, O. et al. Revisão sistemática de pesquisas sobre aplicações de inteligência artificial no ensino superior – onde estão os educadores?. Revista Internacional de Tecnologia Educacional no Ensino Superior , v. 16, n. 1, pág. 1-27, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Alba Loiola, Andreia Santos Sachete, Raquel Salcedo Gomes, Roges Horacio Grandi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13