Inserción profesional e inducción de profesores noveles/principiantes: estrategias formativas y papel de los coordinadores pedagógicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996479

Palabras clave:

Inducción profesional del profesorado, Profesorado principiante, Coordinación pedagógica, Formación del profesorado.

Resumen

El presente texto aborda la discusión sobre el proceso de inducción profesional de los profesores que inician su vida laboral. El artículo tiene como objetivo discutir, desde la perspectiva de los coordinadores pedagógicos, el proceso de apoyo y seguimiento de los profesores que se incorporaron a la red municipal de educación de Río de Janeiro, en 2021, para trabajar en los primeros años de la educación primaria. Además, el estudio presenta parte de los resultados encontrados en una investigación que tuvo como meta analizar las acciones de formación desencadenadas por la Escuela, con evidencias de inducción profesional, en el contexto del sistema público de enseñanza del Municipio de Río de Janeiro. Se busca investigar la existencia de acciones y estrategias intencionales dirigidas al acompañamiento y formación de los profesores dentro de las escuelas y cómo los coordinadores pedagógicos están involucrados en estas acciones. Los análisis se apoyan en los estudios desarrollados por Cruz, Farias y Hobold (2020), Vaillant y Marcelo García (2012), Imbernón (2006/2016) y Nascimento et al. (2014, 2021). En cuanto a los procedimientos metodológicos, se utiliza la consulta documental, cuestionarios y entrevistas con los coordinadores pedagógicos de la red. En los resultados, se identifica la existencia de una política parcialmente eficaz y acciones específicas de algunas escuelas y sus respectivos coordinadores a fin de acoger a los profesores principiantes. Sin embargo, se constata que aún queda un largo camino por recorrer hacia la aplicación de una política de acogida profesional de los profesores.

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Biografía del autor/a

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade, atuando na linha "Formação Docente, Linguagens e Subjetividade". Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É licenciada em Pedagogia e em Didática da Biologia. Foi professora da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro (1972 - 1999), atuando no ensino fundamental como professora dos anos iniciais e de Ciências e como coordenadora pedagógica. Como professora do ensino superior, atuou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (2000 - 2007) e no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (2007 - 2009). É líder do Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente (GEPROD) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2010-2013), chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação (2016- 2018) e coordenadora institucional do PIBID/UFRJ (2019-2022). Entre os anos de 1997 e 2001, integrou a equipe de um programa de formação de professores em e para os direitos humanos de uma organização não governamental. Desenvolve pesquisas e tem publicado artigos sobre trabalho docente, formação de professores e inserção profissional docente.

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professora Associada do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sua produção acadêmica e campo de pesquisa têm sido marcados por três temáticas principais: a escolarização em tempo integral, a formação dos professores e a educação de surdos. Tem ministrado aulas nas áreas da didática, da formação docente e da pesquisa em educação e ainda vem supervisionando os estágios curriculares dos cursos de graduação em Pedagogia. Atualmente, exerce a função de coordenadora pedagógica do Departamento de Ensino Superior do INES. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Université Descartes Paris (2017/2018). Doutora em Educação pela UNICAMP (2009). Mestre em Ciências da Educação pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1997). Possui graduação em Pedagogia também pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1995). Foi professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (1990 - 2007). Atuou também no Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, como assessora técnica.

Samara Andrade da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Educação Básica no município de Puxinanã, Estado da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia (2009) e Especialização (2011) em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. É mestre (2017) em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF. No mestrado desenvolveu pesquisa sobre a Residência Docente e formação de professores, a partir da experiência com egressos do Programa do Colégio Pedro II - Rio de Janeiro. Atualmente, é aluna do último ano do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e investiga o Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir do ciclo de políticas públicas e dos campos da formação e do desenvolvimento profissional docente. É pesquisadora no Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente (GEPROD).

Citas

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Publicado

2024-05-30

Cómo citar

NASCIMENTO, M. das G. C. de A. .; SILVA, Y. R. de O. C. da .; COSTA, S. A. da . Inserción profesional e inducción de profesores noveles/principiantes: estrategias formativas y papel de los coordinadores pedagógicos. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6479016, 2024. DOI: 10.14244/198271996479. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier Concepciones, Políticas y Prácticas de la Inducción Docente
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