Professional integration and training of beginning teachers: formative strategies and the role of pedagogical coordinators

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996479

Keywords:

Professional teacher induction, Beginning teacher, Pedagogical coordination, Teacher training.

Abstract

This paper aims to discuss the professional induction process of teachers who are beginning their careers from the perspectives of pedagogical coordinators, and the process of supporting and monitoring teachers who joined in municipal education network of Rio de Janeiro in 2021 to work in the early years of elementary education. It presents a portion of the results found in a study that aimed to analyze formative actions initiated by the school, with indications of professional induction, within the context of municipal education network of Rio de Janeiro. The research seeks to investigate the existence of intentional actions and strategies focused on the guidance and training of teachers within schools and how pedagogical coordinators are involved in these actions. The analyses are grounded in studies conducted by Cruz, Farias, and Hobold (2020), Vaillant and Marcelo García (2012), Imbernón (2006/2016), and Nascimento et al. (2014, 2021). The methodology of this research included documents consultation, questionnaires, and interviews with the pedagogical coordinators. The results identified the existence of a partially effective policy and specific actions in some schools and their respective coordinators. However, there is still a long way to go towards the implementation of a professional beginner’s teacher training policy.

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Author Biographies

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade, atuando na linha "Formação Docente, Linguagens e Subjetividade". Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É licenciada em Pedagogia e em Didática da Biologia. Foi professora da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro (1972 - 1999), atuando no ensino fundamental como professora dos anos iniciais e de Ciências e como coordenadora pedagógica. Como professora do ensino superior, atuou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (2000 - 2007) e no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (2007 - 2009). É líder do Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente (GEPROD) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2010-2013), chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação (2016- 2018) e coordenadora institucional do PIBID/UFRJ (2019-2022). Entre os anos de 1997 e 2001, integrou a equipe de um programa de formação de professores em e para os direitos humanos de uma organização não governamental. Desenvolve pesquisas e tem publicado artigos sobre trabalho docente, formação de professores e inserção profissional docente.

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professora Associada do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Sua produção acadêmica e campo de pesquisa têm sido marcados por três temáticas principais: a escolarização em tempo integral, a formação dos professores e a educação de surdos. Tem ministrado aulas nas áreas da didática, da formação docente e da pesquisa em educação e ainda vem supervisionando os estágios curriculares dos cursos de graduação em Pedagogia. Atualmente, exerce a função de coordenadora pedagógica do Departamento de Ensino Superior do INES. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Université Descartes Paris (2017/2018). Doutora em Educação pela UNICAMP (2009). Mestre em Ciências da Educação pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1997). Possui graduação em Pedagogia também pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1995). Foi professora das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na modalidade Normal da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (1990 - 2007). Atuou também no Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, como assessora técnica.

Samara Andrade da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Educação Básica no município de Puxinanã, Estado da Paraíba. Possui graduação em Pedagogia (2009) e Especialização (2011) em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. É mestre (2017) em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF. No mestrado desenvolveu pesquisa sobre a Residência Docente e formação de professores, a partir da experiência com egressos do Programa do Colégio Pedro II - Rio de Janeiro. Atualmente, é aluna do último ano do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e investiga o Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir do ciclo de políticas públicas e dos campos da formação e do desenvolvimento profissional docente. É pesquisadora no Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente (GEPROD).

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Published

2024-05-30

How to Cite

NASCIMENTO, M. das G. C. de A. .; SILVA, Y. R. de O. C. da .; COSTA, S. A. da . Professional integration and training of beginning teachers: formative strategies and the role of pedagogical coordinators. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6479016, 2024. DOI: 10.14244/198271996479. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier Conceptions, Policies and Practices of Teaching Induction
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-12
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30