A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES

Autores/as

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline de Souza José SEEESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199599

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado que investigou a compreensão que os professores de escola pública estadual têm da utilização da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Nesta perspectiva, foram estudados contextos, processos, fatores, disponibilidade de recursos computacionais e resultados da introdução da informática educacional nas escolas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas que subsidiam o paradigma educacional emergente, especialmente relacionadas à tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino e à formação de professores. Tratou-se de uma pesquisa fundamentalmente de caráter qualitativo que envolveu a prática e a familiaridade das ferramentas computacionais de oito professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de José Bonifácio – SP, Brasil. As ações elaboradas para esta pesquisa desenvolveram-se por meio de seis encontros presenciais de 2 horas cada um e 18 horas de trabalho a distância (on-line), perfazendo-se um total de 30 horas, com a utilização da plataforma de Ensino a distância denominada “TelEduc”. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários, encontros presenciais reflexivos e realização das atividades propostas no ambiente de Ensino a distância. A análise das informações obtidas permitiu concluir que a falta de habilidade com equipamentos computacionais e a ausência de um planejamento para o uso dos recursos computacionais apresentam-se como entraves na utilização da Sala Ambiente de Informática (SAI).

Palavras-chave: Formação de professores; Informática educacional; Ensino a distância; Paradigma emergente.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199599

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Avaliadora de cursos do MEC/INEP. Atua na graduação em Pedagogia, Direito e em programa de Mestrado em Educação.

Jaqueline de Souza José, SEEESP

Mestre em Educação. Docente da rede pública estadual (SEESP); da Faculdade de José Bonifácio; Tutora virtual da UAB/UNESP.

Publicado

2013-11-29

Cómo citar

GITAHY, R. R. C.; JOSÉ, J. de S. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 359–380, 2013. DOI: 10.14244/19827199599. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/599. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-12-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-21
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-29