Análise dos moocs no contexto do ensino superior: um mapeamento sistemático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5900

Palabras clave:

c

Resumen

Com o aumento da oferta dos chamados cursos online abertos e massivos, conhecidos por seu acrônimo MOOC (Massive Open Online Couses), na qual permitem que as pessoas aprendam conteúdos de maneira mais acessível e livre, esse trabalho tem por objetivo analisar de que forma esses cursos MOOCs estão sendo utilizados no Ensino Superior, direcionando um olhar às possibilidades metodológicas de Ensino, a partir da inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio do método de mapeamento sistemática. A análise de dados foi realizada com o apoio do minerador de texto SOBEK. O recorte temporal utilizado nessa pesquisa delimitou-se em 2018 a 2020, tendo como resultado a acentuação sobre a produção científica dos MOOCs, e como principal enfoque o ensino superior. Ainda vale destacar que, apesar da forte tendência ao crescimento de cursos inseridos na modalidade MOOCs, as implementações deles demandam de conhecimentos referentes a princípios, processos e práticas pedagógicas em relação ao ensino e aprendizagem mediado por computador. Assim espera-se que esse estudo auxilie nas discussões da temática e como sugestões para trabalhos futuros, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa utilizando protótipo MOOC, atrelando teoria e prática em uma área específica utilizando como um recurso tecnológico em sala de aula, sendo ela remota ou presencial.

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

MARIA MANCILIA, Cleusa; LÚCIA FERREIRA DUARTE, Vera; APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, Denice; CORRÊA FERREIRA, Cristiano. Análise dos moocs no contexto do ensino superior: um mapeamento sistemático. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5900149, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5900. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5900. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25