Análise dos moocs no contexto do ensino superior: um mapeamento sistemático
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5900Keywords:
cAbstract
Com o aumento da oferta dos chamados cursos online abertos e massivos, conhecidos por seu acrônimo MOOC (Massive Open Online Couses), na qual permitem que as pessoas aprendam conteúdos de maneira mais acessível e livre, esse trabalho tem por objetivo analisar de que forma esses cursos MOOCs estão sendo utilizados no Ensino Superior, direcionando um olhar às possibilidades metodológicas de Ensino, a partir da inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio do método de mapeamento sistemática. A análise de dados foi realizada com o apoio do minerador de texto SOBEK. O recorte temporal utilizado nessa pesquisa delimitou-se em 2018 a 2020, tendo como resultado a acentuação sobre a produção científica dos MOOCs, e como principal enfoque o ensino superior. Ainda vale destacar que, apesar da forte tendência ao crescimento de cursos inseridos na modalidade MOOCs, as implementações deles demandam de conhecimentos referentes a princípios, processos e práticas pedagógicas em relação ao ensino e aprendizagem mediado por computador. Assim espera-se que esse estudo auxilie nas discussões da temática e como sugestões para trabalhos futuros, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa utilizando protótipo MOOC, atrelando teoria e prática em uma área específica utilizando como um recurso tecnológico em sala de aula, sendo ela remota ou presencial.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cleusa Maria Mancilia, Vera Lúcia Ferreira Duarte, Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Cristiano Corrêa Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
CC-BY-NC License
Revista Eletrônica de Educação adopts the Creative Commons BY-NC license of type "Non-Commercial Attribution". This license permits, except where noted, that the end user re-mars, adapt, and create from his or her work for non-commercial purposes, on the condition of assigning due credit and in the manner specified by the author or licensor.
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25