Qualidade argumentativa no ensino de física por investigação
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995275Palabras clave:
cResumen
Neste artigo abordou-se os resultados de uma pesquisa que teve como propósito principal desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que tornassem o ensino de física mais dinâmico e atrativo. Assim, constituiu-se o problema central: Qual o papel da argumentação na perspectiva do Ensino por Investigação? Na pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se princípios da pesquisa-ação tendo como objeto de análise a interação professor/aluno no ambiente do Ensino por Investigação com vistas ao desenvolvimento da argumentação nas aulas de Física. Desenvolveram-se atividades didáticas em grupos de estudantes sendo que estes escolheram os componentes de sua equipe e o tema a ser investigado. A partir de um tópico inicial cada grupo levantou um problema de pesquisa para direcionar sua trajetória no EI. Realizou-se uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos a fim de que a professora concedesse ajuda ajustada aos discentes. O processo de investigação contou com a monitoria presencial e virtual da docente. Os dados foram coletados durante o acompanhamento no diário da prática pedagógica e na apresentação dos seminários por meio de gravação em áudio. Na análise do material integrou-se elementos da Análise de Conteúdo e do Padrão Argumentativo de Toulmin. Destaca-se a consolidação do protagonismo estudantil e da qualidade argumentativa nesse contexto do Ensino por Investigação. Propõe-se também uma discussão/reflexão sobre os sentidos dados à prática docente nessa perspectiva.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Juliana Rosa Alves Borges, Sandro Rogério Vargas Ustra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28